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11ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna

A Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day chega a sua 11ª edição e faz parte do calendário especial do ano para comemorar 20 anos do tricampeão mundial de Fórmula 1.

Promovida pelo Instituto Ayrton Senna desde 2004, em Interlagos, na cidade de São Paulo, a Ayrton Senna Racing Day é uma maratona de revezamento para equipes de dois, quatro e oito participantes na distância de 42,2 km.

É uma corrida emocionante e diferenciada, porque:

– Leva o nome de Ayrton Senna e é uma homenagem ao tricampeão de F1, que fazia dos domingos dos brasileiros momentos mais que especiais.

– Acontece dentro do autódromo, permitindo ao corredor vivenciar a emoção de passar pelos boxes e de cruzar a linha de chegada.

– Por acontecer em um circuito fechado, garante ampla segurança aos participantes, além de plena competência técnica e qualidade de organização.

– A corrida é beneficente, pois o valor integral das inscrições é destinado à melhoria da qualidade da educação pública do Brasil, por meio dos programas do Instituto Ayrton Senna.

Monte a sua equipe e prepare-se para dar a largada. Nesta prova você tem tudo para ser o campeão. E ainda dá tempo de você se inscrever.

Dicas de alimentação

Durante a prova: É importante beber água. Após 20 minutos de prova é recomendado tomar de 100 a 200 ml de água.

Lembre-se: Antes de iniciar qualquer atividade física é importante fazer uma avaliação física;

É  importante procurar o acompanhamento de um profissional de Educação Física e um Nutricionista;

Ao praticar exercícios físicos é importante usar roupas claras e leves e calçados apropriados;

O treinamento deve ser progressivo, tenha determinação e procure estabelecer objetivos;

Alongue antes e depois do treino.

No dia da prova: Nunca pratique atividade em jejum;

Consumir o café da manhã até 2 horas antes da prova;

Ingerir alimentos leves, como sucos naturais, pão com queijo branco;

Evitar alimentos gordurosos e com muita fibra (saladas, verduras cozidas, pão integral, farelo de trigo ou aveia, cereais matinais integrais), pois a corrida é uma atividade física que estimula por si o funcionamento intestinal, e os mais sensíveis, ao fazerem uso de fibra em grande quantidade na dieta, podem sentir seus efeitos durante a prova.

Pós-prova: Depois de correr é hora de recuperar os estoques de glicogênio e recuperar os líquidos perdidos;

Uma sugestão é consumir carboidrato com alto índice glicêmico (absorção mais rápida, como arroz, macarrão, pão, batata), junto com uma proteína.

Um dia antes da Prova: Dormir bem, não consumir bebidas alcoólicas;

Evite alimentos que possam dificultar a digestão, como gorduras, fibras, grãos (feijão, lentilha, milho);

Consumir mais carboidratos;

Lembre-se de se hidratar;

Evite alimentos ricos em cafeína (café, chá mate, chá preto).

Estudos comprovaram que praticar atividade física melhora o humor, diminui a ansiedade, ajuda a prevenir doenças e a perder peso.

Dicas de alimentação para a prova de revezamento:

Dicas de Hidratação: A água é o elemento essencial para a vida humana e sua perda corpórea causa adversidades durante a realização de uma atividade física;

Se for praticar atividade física redobre os cuidados com a hidratação, mantenha-se hidratado antes, durante e depois;

Atletas devem beber pelo menos 3 litros de água por dia para atender às necessidades diárias de líquidos;

Evitar bebidas com gás, que podem causar inchaço e reduzir a quantidade de líquido consumido;

Sobre a Hidratação: A hidratação é a reposição de nutrientes que o corpo precisa;

Uma hidratação apropriada permite que seu organismo funcione direito, o coração bombeia melhor o sangue, o corpo se mantém mais fresco e os músculos recebem a energia de que precisam, e isto pode fazer a diferença em uma competição ou em uma atividade esportiva;

A ingestão de bebidas e a hidratação de forma adequada são essenciais na atividade física para melhorar o desempenho e manter a saúde;

Sede, fadiga, dor de cabeça e câimbras são sinais de desidratação.

Fonte: Ayrton Senna Racing Day com adaptação Bom Corpo.

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