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5 dicas sobre hipertrofia

Saiba tudo sobre o crescimento muscular!

Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão em consequência do aumento das funções celulares. A mais comum acontece na musculatura, que é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura. O processo de crescimento é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo ou devido aos estímulos hormonais que atuam em determinados tecidos.

A musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular. No entanto, os treinos devem ser acompanhados por profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas) para a ocorrência de hipertrofia.

O consumo desequilibrado de substâncias (anabolizantes e esteróides) que proporcionam o rápido aumento de massa muscular pode representar um grave problema à saúde.

Cinco dicas sobre como ganhar massa muscular:

1) Mais força = mais músculos

Pare com aqueles treinos mirabolantes cheios de técnicas novas, se você não está usando anabolizante isso vai dar overtraining.

Sempre que possível adicione mais peso aos seus exercícios, em todos os treinos se possível. Como a dieta bem estruturada você ficará apto a conseguir isso.

Pare de tentar confundir seus músculos, ficar trocando seu treino e exercícios toda hora não vai te levar a lugar algum. Só vai te atrapalhar a medir o progresso. Outra coisa é aquele efeito “pump” dos exercícios isolados, ou seja, dos músculos inchados, é uma bobagem. Não ajuda em nada no ganho de massa muscular.

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2) Faça exercícios compostos

Existem três exercícios que são base de tudo: Agachamento Livre, Supino Reto e Levantamento Terra.

Por que você deve fazer exercícios compostos? Porque, você não precisa treinar um músculo diretamente para ele crescer. Os exercícios compostos recrutam diversos grupos musculares, além de ajudarem na liberação de testosterona: o hormônio que mais ajuda no ganho de massa muscular.

Outro benefício é que vai te ajudar a construir uma base corporal excelente e sólida, além de queimar mais calorias devido a mais músculos estarem sendo recrutados.

3) Coma muito

Você vai precisar comer muito para conseguir alcançar o corpo desejável, mas não coma qualquer porcaria que encontrar pela frente. Coma alimentos saudáveis dentro de uma dieta bem calculada.

Calcular quantas calorias você precisa ingerir diariamente é importante. Estruturar os alimentos dentro de sua dieta é mais importante ainda. Foque em consumir proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas.

Proteínas: Ovos, peixe, carne branca, laticínios.

Carboidratos: Arroz, macarrão, batata doce, pão integral, aveia.

Gorduras: Azeite extravirgem, gordura presente em todos os tipos de nozes.

Seus músculos precisam de hidratação para crescer, dessa forma beba muita água, um galão por dia. Dor de cabeça é o primeiro sinal de desidratação. O que você faz fora da academia é tão (ou mais) importante.

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4) Seja consistente

No começo vai ganhar mais massa, depois um tempo vai ganhar menos massa magra por mês.

Mas para isso, é necessário consistência, seja na dieta, seja no treinamento. Vá para a academia 3x por semana.

Conclusão:

Faça o simples que você ganhará músculos ou perderá gordura. O importante é ir para academia e fazer dieta. Não perca tempo com coisas que não te dão resultado ou te levam ao overtraining.

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