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9 Erros para construir um abdômen tanquinho

Você sempre quis ter uma barriga tanquinho? A atleta e colunista Camila Thomazelli nos conta quais são os 9 erros que podemos cometer para conseguir um abdômen perfeito. Tire todas suas dúvidas agora!

Eu sempre quis muito ter abdômen de tanquinho e é o sonho de todos os frequentadores de academias. Aprendi depois de muitos anos… e consegui! Entre erros e acertos, resolvi listar os erros mais comuns que você pode estar cometendo e nem se deu conta.

1 – Fazer primeiramente abdominais. Seus abs fazem parte da sua área central, o que ajuda a estabilizar o seu corpo. Se você fadigá-los no início do treino, terá dificuldade em outros exercícios. E, para ficar claro, o papel que desempenha o seu core nos agachamentos é proteger sua coluna, de modo que você quer que eles tenham força máxima neste momento. Deixe seu treino de abdominais para o final.

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2 – Esquecer a parte inferior das costas. O core tem uma parte dianteira e uma lateral, mas tem uma parte traseira, também. Muitas pessoas negligenciam os músculos da região lombar (eretores da coluna). Então, certifique-se de treiná-los, tal como faria com qualquer outro músculo. Se você quer ter um core forte, trate a sua parte inferior das costas, como músculos abdominais.

3 – Só fazer abdominais. Existem dezenas de exercícios que são muito mais eficazes do que a flexão abdominal tradicional. E só porque você não pode executar esses outros movimentos por centenas de repetições, não significa que eles não são eficazes.

4 – Treinar todos os dias. Abs são como qualquer outro músculo em seu corpo. Isso significa que eles precisam de tempo para se recuperar. Se você treinar um dia e depois acordar na manhã seguinte pronto para mais, então seus exercícios não estão realmente trabalhando os seus abs tão duro como deveriam.

5 – Ter um treino completo apenas para abs. Tudo que você precisa é de 15 minutos. Se você já está fazendo exercícios compostos como agachamento e levantamento terra, um ou dois exercícios abdominais com 2-3 séries cada no final do seu treino são suficientes.

6 – Trabalhar só em um ângulo. Seus oblíquos, transverso do abdômen, reto abdominal e eretores da coluna são, todos, parte de seu core, mas eles são diferentes músculos com fibras de execução em todas as direções. Você deve treiná-los em mais do que apenas um ângulo. Esses movimentos trabalham o seu core de forma mais abrangente do que a típica flexão abdominal tradicional (flexão da coluna vertebral).

7 – Esquecer exercícios compostos. Se você executar rigorosamente exercícios abdominais isolados, você está cometendo um grande erro. Movimentos compostos, como levantamento terra, agachamentos e dead lifting vão recrutar cada centímetro do seu core. Não se esqueça de incluí-los em seu programa de treinamento.

8 – Pensar que pode fugir da dieta. O segredo para abs visíveis é diminuir o seu percentual de gordura corporal. Isso não acontece fazendo centenas de repetições de exercícios de abdominais, nem milhares, nem milhões. Você pode treinar seus abs o quanto quiser, mas se sua dieta não está em perfeita, você nunca vai ver seu tanquinho.

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9 – Não focar na execução. Abs são como qualquer outro músculo em seu corpo, então, por que você não presta atenção na execução correta em seus agachamentos, por exemplo? Concentre-se na execução e certifique-se de que seus abs vão se envolver em cada repetição.

Beijos!

Camila Thomazelli – Atleta IFBB

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Fonte: Camila Thomazelli e Bom Corpo.

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