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Qual é a importância do pós-treino?

A nutricionista Júlia Fasolo e nossa colunista conta qual a importância do pós-treino para melhorar a composição corporal. Tire suas dúvidas com ela!

Júlia Fasolo mostrando a importância no pós-treino no ganho de massa muscular

Júlia Fasolo mostrando a importância no pós-treino no ganho de massa

Nossos músculos fazem parte da nossa estrutura e necessitam de uma grande quantidade de nutrientes para se manterem, pois são reservas de energia de rápida liberação. Durante os treinos, os estoques de glicogênio muscular e hepáticos ficam extremamente baixos e a proteólise (quebra de proteína muscular) é o próximo passo, fator que gera o ácido lático e a famosa dor.
Sendo uma forte consumidora de energia, a massa magra de qualidade colabora e muito para o emagrecimento. O metabolismo basal (de repouso) aumenta suas necessidades calóricas, podendo evitar o aumento da adiposidade. A composição corporal pode melhorar substancialmente.
No momento que paramos de treinar, devemos imediatamente repor as proteínas e carboidratos indicados adequadamente. Nesse momento as células musculares estão ativas para receberem os nutrientes. A insulina liberada com a suplementação pós-treino dá conta da absorção intramuscular de forma rápida e muito eficiente. Whey protein, glutamina, creatina, BCAA, arginina, maltodextrina, waxymaise e outros suplementos que podem ser combinados de acordo com a necessidade.
Depois da suplementação, uma refeição livre de gorduras e com boas fontes de proteína e carboidrato também é fundamental. E não vale esperar muito tempo. Isso tudo, não tira a importância de todas as refeições e hidratação da rotina para o ganho de massa. Comer em torno de 3 em 3 horas evita o catabolismo e proporciona estímulos de reprodução de células musculares, assim como, a suplementação do decorrer do dia feita adequadamente.
Por isso, o planejamento alimentar é tão importante. Sem um pós-treino adequado, sem ganho de massa, sem melhora da composição corporal. Se concentrar demais na balança pode ser um engano. Perder peso não quer dizer emagrecer. Emagrecer é perder gordura e não catabolizar músculos (que pesam mais) e nos ajudam a queimar calorias. Quanto menos massa muscular, menor o número de calorias que o nosso organismo queima. Quanto menos massa muscular maior a flacidez.
Com uma boa composição corporal e boas medidas, podemos evitar inúmeros problemas no presente e no futuro e viver com muito mais qualidade de vida!

Fonte: Júlia Fasolo e Bom Corpo.

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