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Afinal, a dieta dos pontos funciona? Parte 1

Você conhece a dieta dos pontos? Ela é a melhor dieta para emagrecer com saúde e funciona, pois não restringe a ingestão de qualquertipo de alimento e promove a reeducação alimentar. É uma ótima opção para quem não consegue se adaptar às dietas da moda ou a Dukan, também.

É possível emagrecer até 4 kg na primeira semana apenas por cortar os excessos da sua alimentação. A sua perda de peso entra num ritmo lento, cerca de 3 kg por mês, mas isso não deve ser encarado com desânimo, já que pessoas que fazem dietas mais agressivas quase sempre recuperam os quilos perdidos pouco tempo depois, com a dieta dos pontos é bem mais difícil disso acontecer.

A restrição dos pontos fica por conta das gorduras trans, que devem ser evitadas. Estão chamando de Nova Dieta dos Pontos por possuir restrição da gordura trans, mas a dieta é a mesma, não existem diferenças.

Nessa dieta, as calorias são substituídas por pontos, cada ponto equivale a 3,6kcal e dessa forma fica fácil para criarmos um cardápio com nossas preferências pessoais. Seja cauteloso ao montar seu cardápio.

Para perder peso, nós precisamos ingerir menos calorias do que o nosso gasto diário e para fazer isso, iremos calcular o seu limite diário de pontos. Esse cálculo considera fatores como peso, idade e nível de sedentarismo, a partir de então é só preparar o seu cardápio respeitando esse limite de pontos e começar a dieta.

Sem remédios, sem passar fome, apenas comendo melhor e respeitando os limites do seu corpo. Lembrando que, se você não mudar os seus hábitos de alimentação, a reeducação alimentar não vai dar certo.

Primeiro você precisa calcular seu limite diário de pontos, este cálculo leva em consideração a taxa de metabolismo basal (TMB), o índice de massa corporal (IMC) e onível de sedentarismo da pessoa. Descobrindo isso, basta montar o seu cardápio utilizando a tabela de pontos dos alimentos.

PARA CALCULAR SEU LIMITE DIÁRIO DE PONTOS: Calculadora de Pontos

Tabela de pontos dos alimentos

Esta é uma tabela bem resumida com alimentos de uso comum, divididos em pequenos grupos.

Alimentos liberados

O consumo dos alimentos desta seção é liberado, use-os como trunfo para quando precisar fazer uma refeição rápida e não sair da dieta.

Agrião, aipo, alface, alho-poró, couve, espinafre, jiló, nabo, pepino, rabanete, repolho, rúcula, tomate, acelga, salsão.

Vegetais

Fique atento à diferença das porções de cada um dos vegetais. Alimentos com quantidades diferentes podem ter o mesmo número de pontos. Em dias que você der uma escapadinha da dieta, escolha o alimento com a maior porção para ter mais saciedade.

Vegetal Porção Pontos
abóbora 2 colheres de sopa 10 pontos
abobrinha 2 colheres de sopa 10 pontos
berinjela 2 colheres de sopa 10 pontos
beterraba 2 colheres de sopa 10 pontos
brócolis 2 colheres de sopa 10 pontos
cebola 2 colheres de sopa 10 pontos
cenoura 2 colheres de sopa 10 pontos
chuchu 2 colheres de sopa 10 pontos
couve-flor 2 colheres de sopa 10 pontos
palmito 2 colheres de sopa 10 pontos
pimentão 2 colheres de sopa 10 pontos
quiabo 2 colheres de sopa 10 pontos
vagem 2 colheres de sopa 10 pontos

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Cereais

Fique atento à diferença das porções de cada um dos cereais. Alimentos com quantidades diferentes podem ter o mesmo número de pontos. Em dias que você der uma escapadinha da dieta, escolha o alimento com a maior porção para ter mais saciedade.

Cereal Porção Pontos
arroz branco 1 colher de sopa 10 pontos
farinha de trigo 1 colher de sopa 20 pontos
fubá 1 colher de sopa 20 pontos
granola 1 colher de sopa 20 pontos

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Bebidas

Fique atento à diferença das porções de cada uma das bebidas. Alimentos com quantidades diferentes podem ter o mesmo número de pontos. Em dias que você der uma escapadinha da dieta, escolha o alimento com a maior porção para ter mais saciedade.

Bebida Porção Pontos
Coca-cola 200ml 24 pontos
cerveja 1 lata 40 pontos
água de coco 200ml 10 pontos
caldo de cana 200ml 30 pontos
Gatorade 500ml 35 pontos

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Sucos

Sucos devem ser consumidos sem açúcar, adoce com adoçante se preferir.Fique atento à diferença das porções de cada um dos sucos. Alimentos com quantidades diferentes podem ter o mesmo número de pontos. Em dias que você der uma escapadinha da dieta, escolha o alimento com a maior porção para ter mais saciedade.

Suco Porção Pontos
suco de acerola 200ml 10 pontos
suco de amora 200ml 8 pontos
suco de beterraba 200ml 10 pontos
suco de caju 200ml 22 pontos
suco de goiaba 200ml 12 pontos
suco de kiwi 200ml 8 pontos
suco de laranja 200ml 30 pontos
suco de laranja com cenoura 200ml 42 pontos
suco de limão 200ml ZERO ponto
suco de maçã 200ml 7 pontos
suco de manga 200ml 21 pontos
suco de maracujá 200ml 7 pontos
suco de melancia 200ml 11 pontos
suco de melão 200ml 11 pontos
suco de morango 200ml 9 pontos
suco de pêssego 200ml 17 pontos
suco de soja 200ml 25 pontos
suco de tangerina 200ml 24 pontos
suco de tomate 200ml 10 pontos
suco de uva 200ml 11 pontos

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Gostou da dieta dos pontos? Nos próximos dias, publicaremos as partes 2 e 3.

Fonte: Dieta Emagrece com adaptação Bom Corpo.

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