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Afinal, a musculação emagrece?

Quem quer emagrecer acredita que a musculação pode atrapalhar a conquistar este objetivo, mesmo tendo uma perda de gordura, há também um aumento da massa magra. A perda de gordura e o aumento da massa muscular podem fazer com que você não emagreça na balança.

Emagrecer de uma forma saudável é quando aumenta a massa magra e diminui a gordura, esse é o objetivo da musculação. Desejamos emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco ou emagrecer com os músculos fortes, ganhando assim um corpo mais bonito e saudável?

musculacao-emagrece

Alguns estudos mostram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo de quem a pratica, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de nessa modalidade não ocorrer queima de gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese, que é o uso de gordura para repor as calorias gastas no treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando gordura por muito tempo após a atividade física.

Em uma caminhada moderada de 1 hora, podemos eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de calorias. Após o exercício aeróbio, nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal. Nesse período eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem treina musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e por até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta do que em indivíduos que são sedentários.

A musculação aumenta a massa magra e ela acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Desse modo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Você sabia que 1 kg a mais de músculos consome 15 kcal extras por dia? Sim, em médio prazo esse 1 kg de massa magra adicional, pode eliminar 4500 calorias. É possível queimar entre 2 a3 kg de gordura em 3 meses, fazendo musculação 3x por semana. Lembrando que a dieta também é fundamental para alcançar esses números.

O recomendado é associar a dieta aos exercícios aeróbios, à musculação e aos alongamentos, em um programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, sendo indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais para te ajudar.

A musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas esse não é o único benefício. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando as funções do seu aparelho locomotor e a estética do seu corpo. Os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos vão durar mais, devido à manutenção e até mesmo com a elevação do metabolismo quando está em repouso.

Praticar musculação ajuda a emagrecer e a ganhar massa muscular

Praticar musculação ajuda a emagrecer e a ganhar massa muscular

Fonte: Dicas de Treino com adaptação Bom Corpo.

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