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Albumina ajuda no ganho de massa magra

Você sabe o que é a albumina? Sabe como usar e quais são os seus efeitos? Descubra neste texto tudo sobre o suplemento albumina!

A albumina é uma das fontes de proteína mais utilizadas no meio da musculação. Ela também é utilizada para pessoas que necessitam de uma compensação protéica e que não conseguem fazê-lo por meio da alimentação, optando, assim, por ingerir essa proteína de altíssimo valor biológico. Outra função bastante utilizada é em receitas, na medida em que fica muito fácil sua utilização e custo vs. benefício.

Presente no sangue, no leite e principalmente no ovo, a albumina que consumimos por meio desses pós proteicos é o resultado da desidratação da clara do ovo, ou seja, ela é a clara do ovo sem as quantidades normais de água e embalada a vácuo na maioria dos casos. Seu processo de reidratação pode facilmente ser feito, liquidificando-a com um pouco de água e aquecendo, obtendo assim um produto parecido com a clara de ovo preparada.

Tendo uma absorção lenta, a albumina é de extrema conveniência para utilizar durante o dia em quaisquer refeições. Porém, a mesma normalmente é utilizada antes de dormir, facilitando o consumo de uma refeição “leve” neste horário. Aliás, o seu custo vs. benefício é muito melhor do que o da caseína ou de blends proteicos, por exemplo.

Riquíssima em aminoácidos essenciais, os BCAAs, a albumina possui maior concentração dos aminoácidos Ácido Glutâmico, Ácido Aspártico e a Leucina.

O Ácido Glutâmico auxilia em funções metabólicas na transaminação do Alfa-Cetoglutato participando da produção de piruvato e oxaloacetato, importantes metabólitos na via energética do corpo humano. Além disso, possui importante papel como neurotransmissor e na dieta como incrementador de sabor em alguns alimentos, por meio do glutamato monossódico.

O Ácido Aspártico é participante de gliconeogênese e também atua como neurotransmissor. A Leucina é um aminoácido essencial que não é produzido pelo corpo e necessita ser ingerido importantíssimo na hipertrofia muscular, estimulante da síntese proteica e de secreções insulínicas também. Estudos apontam a L-Leucina como um aminoácido capaz de ajudar no ganho de massa muscular.

A albumina ainda é um produto rico em Vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e Ferro. Ela pode apresentar alguns aspectos relativamente ruins.

Dentre os três principais, podemos listar:

– Sabor e solubilidade: O sabor dela realmente é desagradável, conferindo que muitos usuários necessitam de formas alternativas para consumi-la como misturando com algum suco ou outra bebida.

Uma dica é utilizar sucos light/diet ou misturá-la com aveia. Hoje, existem albuminas saborizadas, mas grande parte delas ainda possui maltodextrina em sua composição. Sua solubilidade também não é das melhores, necessitando de um liquidificador antes do consumo.

– Alto teor de sódio: A albumina possui alto teor de sódio, cerca de 350-360mg por 30g do produto. Imagine uma pessoa que necessita alimentar-se da albumina por 2 ou 3x ao dia. Aí, já temos 1g de sódio adicionado à dieta e aos malefícios do sódio em excesso para a aparência e para a saúde também.

– Flatulência: Um desconforto da albumina é a flatulência. Porém, isto está interligado não somente com seu consumo, mas com o consumo proteico em um geral, além de outros aspectos de alimentos que tendem a fermentar no intestino, como a batata doce.

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Conclusão:

A Albumina é uma proteína nobre de lenta absorção que pode ser utilizada em quaisquer momentos do dia conferindo praticidade e ótima nutrição.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a albumina? Curta e compartilhe!

Fonte: Dicas de Musculação com adaptação Bom Corpo.

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