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Benefícios da massagem e o exercício físico

Conheça tudo que a massagem pode trazer de bom para o seu corpo depois da atividade física.

A massagem para quem faz exercício físico intenso ajuda a relaxar a musculatura, aumenta a circulação sanguínea, eleva a quantidade de oxigênio levado aos músculos e auxilia o corpo a se livrar mais rápido das toxinas como o ácido lático.

Ajuda também a prevenir lesões, pois facilita o sono profundo que é o momento em que ocorre o reparo dos tecidos.

Principais técnicas de massagem e os benefícios que podem trazer aos corredores:

– Pedras quentes: Aplicação de pedras, normalmente vulcânicas ou cristais, de diferentes tamanhos e formatos. São usadas pedras aquecidas e frias, que oferecem um estímulo profundo sem fazer muita pressão. Benefícios: O contraste de temperatura das pedras produz um efeito sedativo e relaxante, além de estimular o sistema circulatório. Deixa o corpo alerta e relaxado, por isso pode ser feita antes ou depois do treino.

– Shiatsu: Tem que fazer pressão com as pontas dos dedos nos meridianos, caminhos de energia que percorrem o corpo, que também são utilizados na acupuntura. Equilibre corpo e mente. Benefícios: Reequilíbrio físico, energético e fortalecer o sistema imunológico. É recomendado fazer antes de correr. Evite depois de uma corrida forte, se realizado com muita intensidade, pode promover o aumento de processos inflamatórios causados pelo treino.

– Drenagem linfática: Estimula o sistema linfático, que transporta e filtra líquidos do corpo, fazendo movimentos suaves, ritmados e lentos em direção às glândulas linfáticas. Costuma ser feita com o auxílio de óleos ou cremes. Benefícios: Elimina o excesso de líquidos e as toxinas, inclusive o ácido lático. É recomendada para fazer depois da corrida, como é bastante suave, pode ser muito relaxante. Também é usada como estética, pois ajuda a reduzir a celulite e o inchaço.

– Reflexologia: Massagear os pontos que correspondem a cada órgão seria possível equilibrar a energia e trabalhar certas áreas sem tocá-las diretamente. Benefícios: Quando feita nos pés, pode relaxar e ajudar a prevenir esporões e tendinites. Relaxa, mas também acorda os pés e é recomendado fazer antes ou depois da academia. Ao reduzir a tensão, também melhora o fluxo sanguíneo.

– Sueca: É considerada a base de todas as outras técnicas de massagem. Utiliza manobras com deslizamentos profundos. Quando é feita de maneira mais suave, também pode ser chamada de relaxante. Benefícios: Pode ser feita antes ou depois da corrida. Ajuda a relaxar e ativa a circulação sanguínea. Pode ser feita em qualquer lugar do corpo e também é usada para reduzir medidas.

– Ayurvédica: É aplicada tanto com as mãos, cotovelos, joelhos, punhos e pés. Realizam toques, torções e alongamentos com óleos preparados para cada paciente. Benefícios: Relaxa, alivia tensões e melhora a circulação sanguínea. Fazem alongamentos, que são bem-vindos antes de uma prova. Também procura o equilíbrio de energia do corpo e estimula o sistema imunológico.

Fonte: Sua Corrida com adaptação Bom Corpo.

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