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Benefícios do exercício físico para fumantes

Para boa parte dos fumantes, o estresse é o gatilho que leva ao cigarro. Para os que decidiram parar de fumar, exercícios podem ajudar. Nos treinos as pessoas liberam endorfinas que, assim como a nicotina, causam sensação de bem-estar. Com a corrida, ela ganha disciplina, melhora a capacidade pulmonar e passa a viver em um ambiente mais saudável.

Dica: Para ajudar a parar de fumar, marque uma data para largar esse vício e comece a treinar pelo menos duas semanas antes. Assim, você tem tempo para sentir os efeitos do esporte, como a liberação de endorfinas, e pode superar as crises de abstinência com mais facilidade.

O fumante precisa fazer um exame ergométrico, ecocardiograma, um teste de espirometria (prova de função pulmonar) e um ergoespirométrico, que é um teste de esforço que avalia os sistemas cardiovascular e respiratório.

O ideal é começar a fazer a atividade física com intensidades mais leves e treinos mais curtos e aumentar gradualmente o volume, pois no início, o tabagista deve se cansar com mais facilidade.

Treine logo cedo, após um longo período de abstinência, a vontade de fumar é maior de manhã e a corrida ajuda a superar a fissura.

Evite o jejum, a absorção das substâncias nocivas do cigarro é maior quando você está com o estômago vazio.

Se você tiver uma recaída, avalie os prejuízos. Como a nicotina afeta a pressão sanguínea e a capacidade respiratória, correr logo após fumar deve abalar seu desempenho. Se não puder evitar a recaída, tente não fumar logo após o treino.

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