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Como aumentar a testosterona naturalmente

Se o seu objetivo for ganhar massa muscular ou queimar gordura, alguns fatores são básicos:

  • Intensidade do seu treino,
  • Alimentação balanceada,
  • Descanso e suplementação.

Além desses, existe outro fator importante que faz toda a diferença: testosterona.

Disso, surge uma pergunta: é possível aumentar os níveis de testosterona do nosso corpo de maneira natural, sem utilizar de esteroides anabolizantes? A resposta é SIM.

Nessa matéria, serão reveladas as várias maneiras de aumentar o nível de testosterona naturalmente. Treino, alimentação e o dia-à-dia são os pilares.

AUMENTANDO A TESTOSTERONA COM O TREINO

Treino curto

Segundo pesquisas, existe uma curva hormonal que começa a crescer com os estímulos iniciais do treinamento, atinge o seu máximo com mais ou menos 40 minutos e começa a cair chegando aos níveis iniciais com mais ou menos 1h20 de treino.

Treine de forma intensa

O esforço de um treino intenso obriga o organismo a liberar mais testosterona.

Faça exercícios compostos

Exercitar mais de um grupo muscular de uma só vez leva os seus músculos ao limite, o que obriga o corpo a aumentar a produção de testosterona. Exemplo: Fazer agachamento (o que mais libera testosterona), supino, levantamento terra, barra fixa, paralelas, etc.

Treine pernas

As pernas são os músculos mais fortes do seu corpo, treinar pesado é um dos pré-requisitos para estimular a produção de testosterona. Use os músculos mais fortes do corpo a seu favor: treinar pernas vai fazer os seus braços crescerem mais.

Abaixe o seu percentual de gordura

Os depósitos de gordura são ricos na enzima Aromatase, que é responsável por converter testosterona em estrogênio. Por isso, se você está acima do peso, concentre-se primeiro em emagrecer. Cuidado com a dieta, pois passar fome vai fazer com que os seus níveis de Cortisol aumentem, baixando ainda mais a testosterona. O melhor a fazer é comer pouco várias vezes por dia e apenas alimentos saudáveis e naturais.

Faça tiros curtos

Um estudo publicado no Jornal de Ciências do Esporte comparou os níveis de testosterona entre os corredores de longa e curta distância. O resultado é compatível com a massa muscular desses atletas.

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AUMENTANDO A TESTOSTERONA COM A ALIMENTAÇÃO

Coma um pouco de gordura

A testosterona é derivada do colesterol. Se você fizer aquelas dietas de zerar a gordura, a produção de testosterona pode cair. Adicione gorduras boas na sua dieta com azeite extra virgem, castanhas, açaí, abacate, peixe e linhaça.

Coma vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos contêm uma substância chamada diindolylmethane (DIM), que ajuda o organismo a se livrar do excesso de estrogênio como brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, couve de bruxelas.

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Zinco

O Zinco tem um papel vital na produção de testosterona e na diminuição de sua conversão em estrogênio. Certos alimentos são considerados afrodisíacos justamente por conterem esse mineral: fígado, caranguejo, mariscos, nozes, salmão, arroz integral, queijo, feijão, peru e iogurte.

Você também pode suplementar o Zinco quando necessário. As bebidas alcoólicas e o cigarro literalmente exterminam o Zinco do nosso corpo.

Vitamina C

A vitamina C diminui os níveis de Cortisol e reduz a enzima Aromatase (que converte testosterona em estrogênio). Você poder comer frutas cítricas e vegetais verdes muito escuros.

Vitaminas A, D, E, K

Essas vitaminas são essenciais na produção da testosterona e estão presentes em frutas, legumes, carnes magras e nozes.

Fitoterápicos

Alguns fitoterápicos estimulam a produção de testosterona naturalmente. O mais famoso deles é o Tribulus terrestris.

AUMENTO DA TESTOSTERONA NO DIA A DIA

Tenha no mínimo de 8 horas de sono

Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que os homens que dormem pouco têm baixos níveis de testosterona, em alguns dos casos 40% menores do que o normal. Isso porque, o pico de testosterona acontece nas primeiras horas da manhã, depois de uma noite bem dormida e enquanto ainda estamos dormindo. Dormir de menos aumenta a produção de cortisol (o grande vilão contra a testosterona).

Estresse-se menos

Quando ficamos estressados, há estimulo para a liberação do Cortisol. Pesquisas lideradas pelo Dr. Matthew Hardy, do conselho de endocrinologia norte americano, mostrou que os hormônios do estresse (como o Cortisol) inibem as enzimas que auxiliam na produção de testosterona nos testículos.

Seja competitivo

Um estudo recente com torcedores de duas equipes distintas descobriu que, após um jogo, os torcedores do time perdedor tinham os níveis de testosterona 50% mais baixo que o normal. Enquanto que os torcedores do time vencedor chegaram a ter 100% de aumento nos níveis de testosterona. Isso leva a crer que a disputa ajuda na liberação da testosterona, o problema é que se você perder os seus níveis vão baixar. O campeão fica cada vez maior, o perdedor cada vez menor.

Não fume

Uma pesquisa liderada pelo médico australiano MH Briggs, confirmou que o tabagismo produz monóxido de carbono no sangue, que por sua vez inibe a produção da testosterona. Os resultados mostraram que os não fumantes tinham cerca de 20% a mais de testosterona circulando pelo sangue.

A pesquisa mostra que fumar acelera a deterioração das Células de Leydig (onde é produzida a testosterona), o que causa uma queda ainda mais drástica nos níveis de testosterona. Algumas substâncias do cigarro também interferem no metabolismo do zinco, como você já sabe, sem zinco suficiente, os níveis de testosterona caem. Outro estudo, mais recente, revelou que o cigarro combinado com o álcool levou os níveis de testosterona ainda mais para baixo.

E, então? Aprendeu como aumentar a sua testosterona de forma natural? Conte-nos o que achou.

Fonte: Dr. Luciano de Castro para Malhando Certo com adaptação Bom Corpo.

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