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Como o suco verde pode ser maléfico

A nutricionista e colunista Júlia Fasolo (@juliafasolo) alerta como o suco verde pode fazer mal para a nossa saúde. Entenda melhor sobre essa polêmica!

A nutricionista e colunista Júlia Fasolo

A nutricionista e colunista Júlia Fasolo

Cada vez mais a busca por resultados imediatos tem se tornado quase uma obsessão. Nessas horas, dicas vindas de qualquer pessoa e com poucas informações podem levar a frustrações e crenças que atrapalham uma reeducação alimentar verdadeira e saudável.

É mais fácil pensar em fazer sucos do que saladas, bifes e batatas. Porém, trocar refeições por sucos é uma grande roubada. No meu consultório, eu dificilmente troco a hora do garfo e faca, por refeições líquidas. Esses vêm para colaborar com os resultados e é um quebra galho em alguns momentos, não como protagonistas de dieta.

Esses sucos são ricos em minerais e vitaminas. Entretanto, eles não têm quantias significativas de proteínas, carboidratos ou gorduras. Se possível, prefiro recomendar apenas para quem gosta muito e quer “matar a vontade”. Eu mesma prefiro refeições sólidas e equilibradas.

Além de tudo que mencionei acima, alguns ingredientes desses sucos não são recomendados para todos, o que pode acarretar o agravamento de problemas de saúde já instalados ou mesmo adormecidos.  No caso de úlcera, gastrite, doença inflamatória intestinal, síndrome do cólon irritável e hipotireoidismo é necessário ter mais cautela no consumo desses ingredientes.

Na maioria das vezes, o suco é feito com a mistura de brócolis, couve, abacaxi, rúcula, espinafre e gengibre, que muitas vezes não são corretamente higienizados e são consumidos crus. Essa bomba de fibras e minerais não é recomendada em excesso e não há evidências científicas de que as fórmulas sejam desintoxicantes.

A higienização precisa ser feita com soluções à base de cloro e deixadas de molho por no mínimo por 5 minutos antes das preparações para evitar contaminação por parasitas, hepatite A, fungos e protozoários. Cuidado com a procedência desses vegetais e procure beber os sucos feitos em casa.

Não precisamos bater um pé inteiro de salada verde no liquidificador para obtermos os antioxidantes e as fibras suficientes no dia-a-dia.  Até mesmo o que poderia ser muito bom, pode ser maléfico quando for à medida errada. Procure sempre a orientação de um bom profissional e não esqueça que precisamos de refeições ricas em proteínas, carboidratos e gorduras para obtermos um resultado positivo com a dieta.

Nunca substitua um suco verde por uma refeição

Nunca substitua um suco verde por uma refeição

Fonte: Júlia Fasolo e Bom Corpo.

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