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Benefícios do exercício para o colesterol

Os exercícios físicos protegem o coração, enrijecem os músculos, aumentam o condicionamento físico e também colaboram para o controle do colesterol. Enquanto diminuem os níveis de LDL – o colesterol ruim – os exercícios ajudam a elevar o HDL, o colesterol bom.

O controle nos índices de colesterol, provocado pela atividade física, ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras – os triglicérides e o LDL – se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.

Evitando o acúmulo de gordura, o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para doenças cardiovasculares: a aterosclerose.

Pesquisadores da Universidade de Stanford estudam a relação entre a atividade física e a redução do colesterol. E comprovaram que os níveis de colesterol dos praticantes de corrida eram melhores, se comparados aos dos sedentários. Isso porque a corrida é um exercício aeróbio e benéfico para o sistema cardiorespiratório.

Pode começar pela caminhada é uma boa escolha para quem é sedentário. Essa atividade não requer grande nível de condicionamento físico, nem de equipamentos ou acessórios sofisticados. Outra vantagem é que começando com a caminhada é possível evoluir para esportes que exijam mais preparo, como a corrida.

Os exercícios também alteram a produção de enzimas que controlam os níveis de colesterol no sangue. A melhor escolha é sempre por uma atividade física que goste de fazer.

O mais importante para aderir a um programa de atividade física é a regularidade. A Organização Mundial de Saúde – OMS – recomenda 30 minutos de atividade física, praticada no maior número de dias por semana, sempre reservando pelo menos um para o descanso. Esse tempo pode ser fracionado ao longo do dia, como em três sequências de 10 minutos.

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Fonte: Hospital Albert Einstein com adaptação Bom Corpo.

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