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Dicas para emagrecer depois das festas

Os excessos de comida depois das festas de fim de ano com guloseimas atrás de guloseimas deixam muitas pessoas acabando o ano com alguns quilos a mais e uma grande vontade de voltar ao seu peso habitual. Agora que já desfrutou de tudo o que era bom e irresistível, está na hora de se dedicar à boa forma e começar o ano novo com um bom corpo.

Um plano realista:

É fácil desistir de uma dieta e isso acontece por dois motivos: Primeiro, porque estabelecemos metas pouco realistas e, segundo, porque queremos ver resultados imediatos, que quando não aparece, a motivação vai embora e a dieta é abandonada. Para contrariar essa tendência, tenha um plano realista: saiba que é realista perder entre meio quilo e um quilo por semana e que ao concentrar-se em atingir primeiro 10% do peso que quer perder, terá mais probabilidades de ser bem-sucedido. Além disso, os especialistas recomendam que depois de perder os primeiros 5 quilos, deve tentar manter esse peso durante 6 meses antes de tentar eliminar mais quilos.

Livre-se da tentação:

Se a geladeira e a despensa continuam cheias de doces com tentações de Natal, congele, ofereça a amigos ou leve para o escritório tudo o que puder.

Mais movimentos:

Para eliminar o peso que ganhou durante a época de Natal, vai precisar intensificar o exercício físico, se habitualmente faz caminhada duas vezes por semana, passe a ir três vezes; se vai para a academia uma vez por semana, passe a ir duas.

Dieta da água:

Se você quer emagrecer depois do Natal, é importante eliminar todas as bebidas calóricas da sua dieta – o álcool, refrigerantes, sucos artificiais, bebidas energéticas – e ingerir exclusivamente água e chás. As muitas calorias escondidas nessas bebidas só vão atrasar a chegada à meta.

A regra dos 10 minutos:

O desejo de comer qualquer coisa normalmente passa 10 minutos depois, o que significa que apenas terá de se entreter durante esse tempo para conseguir resistir a essa tentação.

Quando está em dúvida, coma fruta:

A fruta é um dos lanches mais saudáveis e que saciam. A verdade é que a fruta também é uma boa forma de combater a tentação por doces, uma vez que possui açúcares que saciam e sem engordar.

Comer mais para perder mais:

Uma das melhores formas de perder peso e manter o seu peso ideal é aumentar o número de refeições diárias que faz, ou seja, em vez das 3 principais, opte por fazer 5 ou 6 refeições ao longo do dia. As vantagens deste truque? Apetite saciado, níveis de energia elevados, metabolismo acelerado e perda de peso garantido.

Lembrete alimentar:

A auto-motivação é fundamental para quem quer perder peso com sucesso!

Tomar um café da manhã potente:

Não é por acaso que se diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia! Se você pensa que pular o café da manhã vai ajudá-lo a perder peso, está enganado: a verdade é que começar o dia com um bom café da manhã acelera o metabolismo e dá energia, o que não acontece se apenas almoçar. Ao fazer isso, como o metabolismo está muito lento, o seu corpo demorará mais tempo a gastar as calorias ingeridas, acabando por transformá-las em gordura.

Hidratos de carbono brancos, não!

Para perder peso depois das festas de fim de ano, limite a sua ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono brancos, que são o pão, arroz, massa, batatas, cereais e todo o tipo de carboidratos, especialmente ao jantar.

Fibras e proteínas, sim!

Para emagrecer, é importante que a sua dieta seja rica em fibras (pão, arroz, massa e cereais integrais, fruta frescas e secas, legumes, feijão, lentilhas, sementes e nozes), porque são saudáveis e que saciam; e em proteínas (carne e peixe branco, clara de ovo, laticínios magros e mariscos), porque ajuda a desenvolver e manter a massa muscular e não deixa ninguém com sensação de fome.

Dieta com pausa:

Não é fácil manter uma dieta e a verdade é que se nos privarmos de tudo, o mais certo é desistirmos do plano de emagrecimento. Siga esta regra, em cada 21 refeições, pode comer aquilo que quiser em duas refeições. Esta pausa tem um duplo benefício: não vai afetar o objetivo de perda de peso e não se sentirá privado daquilo que gosta e de que sente falta.

Mais atenção aos legumes:

Quem quer perder peso necessita começar a prestar mais atenção aos legumes, ou seja, ingerir mais legumes. A dieta pós-festas é a melhor para começar, por isso, substitua o arroz, as batatas ou ambas por legumes assados, grelhados, cozidos, salteados ou ao vapor.

Dieta detox:

Uma boa dieta detox pós-festas pode ser uma excelente aliada para quem quer eliminar calorias, num curto espaço de tempo, para que possa começar o ano novo em forma.

Concentre-se naquilo que está a ganhar e não no que está a perder:

Se em vez de ficar obcecada com o número de calorias que está a queimar ou os quilos que já perdeu, focar no que está a ganhar, um estilo de vida mais saudável, mais energia, autoconfiança, um novo guarda-roupa, qualidade de vida, não estará só a auto motivar-se, como estará a mudar os seus hábitos alimentares e de exercício físico para sempre.

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Fonte: A Minha Dieta com adaptação Bom Corpo.

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