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Dicas para se exercitar no verão

O nosso colunista e dentista esportista, Daniel Machado (@drdanimachado), fez uma matéria dando dicas de como se exercitar no verão. Aprenda como não se desidratar e não ter insolação.

O verão está escaldante… No país inteiro os termômetros estão registrando temperaturas altíssimas! Os cuidados têm que ser redobrados nesses dias. A perda de líquido, sódio e outros minerais aumenta muito por causa do suor.

A frequência cardíaca aumenta, os vasos dilatam para tentar dissipar o calor, vai mais sangue para periferia e diminui o fluxo sanguíneo nos músculos, justo eles, que estão ali trabalhando.

Como tornar o treino mais agradável, menos desgastante e mais seguro???

– Hidratação é fundamental antes, durante e depois da corrida, principalmente água, mas também com bebidas com eletrólitos, os isotônicos, para evitar depleção de sais minerais como sódio e potássio, que podem ser muito perigosos!

– Use roupas claras e leves, com tecidos tecnológicos como dry fit que favorecem a rápida evaporação do suor. A função do suor é justamente resfriar o corpo, portanto ele é benéfico e necessário, desde que não se descuide a hidratação.

– Sabia que o corpo libera calor pela cabeça??? Considere o uso de uma viseira no lugar do boné, para não bloquear esse mecanismo.

– Evite os horários de sol a pino: corra ao amanhecer ou no fim da tarde e procure lugares arborizados, com bastante sombra.

– Tem outro inimigo tão incômodo quanto o calor: a umidade. Com umidade relativa do ar muito alta, a sensação térmica é muito maior do que a temperatura real, o suor não consegue evaporar e o corpo não se resfria.

– Quanto maior a massa corporal, maior a insolação sofrida, mais massa é carregada e mais calor o corpo gera, é um motivo a mais para perder os quilinhos extras.

– Se a temperatura estiver muito alta, pode ser preferível um treino na academia, em ambiente climatizado.

– Evite treinos de velocidade, quanto mais rápido você se move, mais calor é gerado.

– Procure correr numa trilha ou parque, além da sombra, o asfalto retém mais calor.

– Pare o exercício se sentir cansaço ao extremo, com náuseas, tontura, cefaléia, câimbras, confusão mental.  Esses podem ser sinais de hiponatremia (sódio baixo), hipocalemia (perda de Potássio), desidratação.

Preste atenção no seu corpo sempre! Exercício só faz bem se for feito com segurança!

Fonte: Daniel Machado e Bom Corpo.

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