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Conheça os diferentes tipos de whey protein

Existem vários tipos de whey protein, com funções e características diferentes.  Estão disponíveis no mercado três tipos: o isolado, hidrolisado e o concentrado, o que determina o tipo de whey é seu processo de filtração.

Muitas pessoas tem medo de tomar whey, acham que podem engordar e ganhar muita massa, mas ele nada mais é que a proteína do leite, com a vantagem de ser rapidamente absorvida e fácil de ser transportada já que não precisa de refrigeração.

A seguir os tipos de Whey Protein e um pouco sobre cada um deles:

Whey protein concentrado – uma das formas mais básicas do whey, e o mais encontrado no mercado. Ideal para iniciantes e para aqueles que buscam adicionar proteína a sua dieta a um preço mais acessível. Não é recomendado para pessoas com intolerância a lactose.

É indicado para ser consumido logo ao acordar e no pós-treino, momentos em que o corpo está mais carente de nutrientes. Eventualmente, você também pode consumir o Whey Protein Concentrado entre as refeições, substituindo o lanche da tarde, por exemplo.

Whey protein isolada – É uma proteína de absorção mais rápida, tem um custo maior devido a sua filtragem. Concentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a microfiltração, onde filtros menores são utilizados, ou a troca iônica, processo considerado mais eficiente e que atinge 100% de pureza. Nosso corpo consegue absorver aproximadamente 90% dessa proteína devido ao seu grau de pureza. Possui bem menos substâncias em sua composição o tornando ideal em dietas com baixo consumo de carboidrato.

A rápida absorção desta proteína pelo corpo faz com que ele seja uma excelente opção para o consumo no pré e no pós-treino, onde agirão de forma mais rápida na recuperação dos músculos recém-estimulados nos exercícios. É praticamente livre de lactose, gordura e colesterol.

Whey protein hidrolisado – Ele passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através da hidrolise, o que torna sua absorção muito mais completa. É o whey de maior qualidade, mais puro. Comparado aos outros Whey Protein e é o mais caro.

O whey  hidrolisado também pode ser consumido por pessoas com intolerância a lactose.

Whey protein hidrolisada isolada –A hidrolisada isolada é a proteína mais pura ou quase pura que temos com a proteína isolada tradicional de absorção rápida e a completa da proteína hidrolisada. Tendo sua absorção não só de quase 100%, mas tendo também uma proteína de alta qualidade.

Outra que é consumida hoje em dia são os Blends Proteicos, que consistem em uma mistura de diversos tipos de proteínas, seu objetivo é que elas sejam absorvidas gradualmente, pois cada tipo de proteína tem uma estrutura molecular diferente o que influencia no processo digestivo.

Blends ou misturas de proteínas podem ser tão eficazes ou até mais eficaz do que o whey protein utilizado de maneira isolada ou com adição de carboidratos.

São suplementos que adicionam em sua fórmula, diversas fontes de proteínas, entre elas, as mais comuns sendo o whey protein (tanto concentrado, quanto o isolado, quanto o hidrolisado), a caseína, os caseinatos de cálcio e de sódio, albumina e em alguns casos, a proteína isolada da soja. Assim, sendo uma cascata. Você teria possivelmente um tempo anabólico maior.

Apesar da importância do Whey Protein na nutrição pós-treino, também devemos focar na nutrição diária, na quantidade de aminoácidos fornecidos ao metabolismo durante o dia, garantindo um balanço positivo, tornando o organismo mais anabólico possível.

Fonte: Dicas de Treino com adaptação Bom Corpo.

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