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Drop Set é a técnica simples para hipertrofia

A musculação possui várias técnicas de alta intensidade que são usadas em seus treinos como supersets, giantsets, pré-exaustão, repetições negativas, repetições parciais, 5 séries de 5 repetições, 8 séries de 8 repetições, entre outras.  O drop set é uma das melhores técnicas de alta intensidade dos nossos treinos.

O que são drop sets e quem as inventou?

Drop set é uma técnica simples que consiste em fazer uma série de qualquer exercício até a falha, logo após diminuir a carga e continuar o exercício até a falha, novamente. Depois desse processo, você descansa e faz a próxima série.

Segundo a Enciclopédia de Arnold Schwarzenegger, a técnica do drop set foi originalmente “descoberta” em 1947 por Henry Atkins, editor da revista Body Culture. Atkins chamava esta técnica de “sistema de multicargas”.

Os fisiculturistas amam drop sets?

Os fisiculturistas preferem drop sets, porque é uma técnica voltada diretamente para o aumento muscular (hipertrofia). Você não vê muitos atletas de outras categorias usando drop sets, esta técnica não tem como objetivo o ganho de força.

Como essa técnica funciona?

A técnica drop set funciona quebrando as fibras musculares profundamente e gerando um aumento muscular além do normal.

Suponhamos que você esteja fazendo rosca direta com 50 kg em uma série com 10 ou 12 repetições. A décima repetição será difícil, a décima primeira será extremamente difícil e a décima segunda vai requerer um esforço ainda superior para ser completada. Seria impossível fazer a décima terceira, pois você atingiu a falha muscular. Mas, se você tirar um pouco do peso da barra – cerca de 15% ou 20%, você poderá fazer mais repetições.

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Mesmo que você atinja a falha muscular momentânea com as 12 repetições normais, você não atingiu a falha absoluta. Só atingiu a falha muscular com aquela carga (usada nas 12 repetições). Na série comum com as 12 repetições, você não ativa todas as fibras musculares. Só vai recrutar o número de fibras necessárias para levantar aquela carga, com aquele número de repetições.

Ao tirar um pouco de peso e continuar com a série, você forçará o corpo a recrutar mais fibras para realizar o exercício. A técnica drop set consegue atingir as fibras musculares de forma profunda, até mesmo aquelas fibras que se recusam a ser usadas, isso causará um crescimento muscular maior se comparado com uma série clássica com 10 ou 12 repetições.

Você concorda que o drop set é a técnica mais simples para a hipertrofia? Diga-nos o que achou!

Fonte: Hipertrofia com adaptação Bom Corpo.

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