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Eliminar erros e maximizar os resultados!

O Consultor Online e preparador físico Josh Barnett conta um pouco de sua história de vida no mundo fitness.

Depois de estar na indústria como dono da academia (Metroflex Gym) e uma jornada de preparações por 20 anos, eu tenho visto muitos erros ao longo dos anos. Todos os “erros” que vou falar se aplicam a qualquer tipo de atleta bodybuilder ou da categoria biquíni. O maior erro que eu vejo em uma base regular é ouvir muitas pessoas ao mesmo tempo. Escolha um  treinador que você confia 100% e escute apenas o que ele fala para você fazer e nada mais! Todo mundo vai ter uma opinião sobre o que deve fazer, tomar ou comer, etc. Quanto melhor você começa no esporte e quanto mais você começar a ganhar mais as pessoas vão sair querendo dar opiniões. Pesquise seu treinador e encontre alguém com experiência, educação e também se certifique sobre seus atletas que estão ganhando!

A segunda coisa que eu tenho visto as pessoas fazerem muito é cortar carboidratos muito cedo e adicionando mais cardio. Comer os vegetais verdes com duas horas por dia de cardio não é a maneira certa de fazer as coisas. Se um “treinador” está fazendo isso, se  livre dele ou dela imediatamente! Isso não faz nada além de queimar tecido muscular e dá um olhar pegajoso, de pele com gordura no palco. Todo mundo é diferente em relação a quantos carboidratos pode ser ingerido, mas eu sinto que cortá-los completamente é um erro enorme. Carboidrato no momento certo é muito importante e faz com que você maximize a queima de gordura e não perca a tão suada massa muscular. Os hidratos de carbono são os responsáveis por  “preencher” o músculo como um sopro de ar, mas se não existe  nenhum glicogênio muscular no caso das competidoras femininas, por exemplo daquele olhar de bunda caída ou reta e isso nos não queremos. Como nenhum dos meus clientes vão te dizer que eu gosto de manter o famoso dia do lixo uma vez na semana  ao longo do plano de dieta, mas, como cada corpo é um corpo, no entanto, existem exceções e  todo mundo é diferente. Certifique-se de começar sua dieta por um período de tempo maior fazendo com que você não precise fazer nada agressivo e sempre ao meio termo da forma que você torne sua vida mais fácil até o dia se sua apresentação e que ajude a manter sua massa muscular. Eu recomendo entre 12-16 semanas para estar pronto para um campeonato. Estar preparado 100% mentalmente, fisicamente e emocionalmente faz uma diferença enorme!

O terceiro maior erro que eu vejo é aprender a posar corretamente no palco. Não sabendo como posar, mostrará aos juízes que você não fez sua lição de casa corretamente e você será penalizado por isso. Saber como esconder suas falhas e mostrar suas partes boas do corpo pode ser a diferença entre conquistar um troféu. Comece fazendo treinamento de pose 12 semanas antes e isto deve ser feito diariamente. Com o tempo ele vai trazer mais dureza em seu físico e também você vai olhar confortável no palco que mostra um nível de confiança para os juízes.  A apresentação pode ser a diferença entre ganhar e perder. Isto é muito importante, especialmente para os competidores  da categoria biquíni para mostrar sua confiança, sua sexualidade e personalidade para conquistar os juízes. Nunca deixe a preguiça ser uma razão para que você perca.

O Quarto erro é que você não está treinando pesado até o show. Você não vai queimar mais gordura fazendo pesos leves e mais repetições. Quanto mais músculos você tem, mais gordura que você tem queimar. Sempre treine para construir. Se você faz agachamento antes de você começar a  sua dieta, então deve agachar, pelo menos, com a mesma carga o tempo todo para manter essa massa muscular. Cerca de 2 semanas antes, você pode recuar um pouco para que não se machuque e apenas tentar obter um bombeamento  a cada treino.  O conjunto de ideias  é manter a massa muscular, o máximo  possível, e com pesos leves você não vai atingir essa meta, a menos que você tenha a genética Phil Heath que cresce a partir da formação. Estou disposto a apostar que você não tem essa genética, pois é muito dificil, pessoas “normais” têm que fazer as coisas de forma diferente e trabalhar duro. Isso vale para as mulheres da categoria biquíni também. O mesmo peso que usou para construir aquela bunda toda fora de época deve ser usado para mantê-la durante a dieta seja de agachamento, passadas, ou exercícios de quadril.

Reflexões finais:

Fazer as coisas, porque é divertido ou conveniente não é uma maneira de ganhar um campeonato. Eu vejo as pessoas o tempo todo nos dias de hoje seguindo dietas “macro” e HIIT cardio, mas eu não vejo maximizar os seus resultados. Eu não conheço um IFBB Pro bodybuilder que segue uma dieta baseada em “Macros” durante precontest e eu conheci pessoalmente um monte de  PRO que são top 10 no Mr Olympia. Se funcionasse tão bem, confie em mim, eles estariam fazendo. Use suplementos de qualidade e não o mais barato para economizar dinheiro. Todos os meus clientes usam um BCAA qualidade da ProSupps e um isolado protéico de soro do leite (WHEY PROTEIN) . Eu faço as refeições com alimentos integrais apenas durante uma preparação e a única trepidação permitido é pós-treino. Todos os carboidratos afetam o corpo de forma diferente através de uma resposta de insulina e eles têm respostas diferentes sobre o índice glicêmico e gráfico da carga glicêmica. Saber quando e como usar carboidratos corretamente para maximizar músculos e queimar gordura é a chave para uma preparação bem-sucedida. A insulina é o hormônio mais anabólico e o corpo tem que de qualquer modo aprender a manipulá-lo e isso é muito importante.

A insulina é um hormônio que armazena gordura, ela pode fazer o que quer que faça, armazenar glicogênio no músculo e usar os BCAA como uma fonte de transporte para melhorar a recuperação. A nutrição intra treino é muito importante e é muito popular nos dias de hoje. Comecei a ler sobre isso há muito tempo atrás, em um artigo de Milos Sarcev e desde então tenho revisto o protocolo para atender cada cliente. Tenho trabalhado usando nutrição intra treino tem me ajudado a conquistar quatro clientes e fazer eles ganharem títulos globais no ano passado, Josh Murray (geral título em Dennis James Classic), Carolina Restrepo (campeão geral biquíni), Taylor Novack (campeão geral biquíni na Excalibur, em Los Angeles), e Mark Borkowski (título geral na Califórnia show). Além disso, no ano passado Jovann Rushing perdeu seu pro card por um ponto para os EUA Championships na classe Welterweight, Charles Curtis venceu a categoria dos médios no Campeonato Norte-americanos, e Martae Ruelas ganhou pro cartão em nacionais e se tornou um IFBB 212 Pro. Atualmente, estou preparando Martae Ruelas para sua primeira IFBB 212 Pro show em Dallas -Texas, e usando uma dieta que foi revisto para a perfeição de trabalhar com ele em shows anteriores. Cada treinador tem a sua maneira de fazer as coisas, mas estas são apenas algumas das coisas em que acredito e que eu sinto funcionar melhor.

Interessados em fazer uma consultoria ONLINE com JOSH BARNETT, entrar em contato pelo email:

Josh Barnett
metroflexgymglendale@yahoo.com

Fonte: Josh Barnett e Bom Corpo.

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