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Entenda índice glicêmico e carga glicêmica

A nutricionista e colunista Júlia Fasolo explica a diferença entre índice glicêmico e carga glicêmica. Tire suas dúvidas sobre o assunto agora!

Vejo muitas pessoas se sentindo perdidas na diferença entre índice glicêmico e carga glicêmica, quando na verdade é muito simples.

Índice glicêmico é a velocidade na qual a glicose é absorvida. Fator importante para evitar diversos picos de insulina durante o dia é ingerir alimentos de IG baixo, o que também evita a resistência a insulina e consequente diabetes. Se a insulina der as caras o tempo todo, receptores da célula irão se cansar dessa relação maçante e rejeitar a insulina nas próximas vezes, se formos muito persistentes.

A carga glicêmica é a qualidade e a quantidade de carboidrato que contém em um determinado alimento. Por exemplo, a batata doce tem 40g de carboidrato em 100g e a inglesa tem 30g por cada 100g. A carga glicêmica da inglesa é menor, porém o índice glicêmico é maior. A razão disso, é que na batata doce existe uma quantidade grande de fibras, o que torna a velocidade de digestão e absorção mais lenta. Isso não significa que não podemos comer batata inglesa, desde que esteja acompanhada de um belo filé.

A nutricionista Julia Fasolo

A nutricionista Júlia Fasolo

Proteínas, fibras e gorduras fazem uma refeição gerar mais saciedade, diminuir a possibilidade de o fígado transformar a glicose em gordura por não sobrar energia no sangue, como acontece no índice glicêmico alto. Tudo isso se deve a maior dificuldade do organismo em quebrar esses nutrientes.

Espero ter sido breve, porém contribuído em esclarecer esses dois conceitos.

Beijos da nutri

Nossa nutricionista esclareceu suas dúvidas? Conte-nos o que achou!

Fonte: Júlia Fasolo e Bom Corpo.

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