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Entenda melhor os isotônicos naturais

O isotônico serve para repor sais minerais, como sódio e potássio, e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação. Existem dois tipos, os naturais e os industrializados.

Conheça cinco isotônicos naturais:

– Chá verde: É indicado para tomar antes ou depois de correr e em corridas leves com menos de 1 hora de duração. O chá verde é uma excelente fonte de catequinas, antioxidantes que combatem as doenças cardíacas e o câncer. As catequinas podem reduzir os danos musculares causados pelos exercícios, além de acelerar a recuperação.

– Água de coco: É ideal para tomar antes ou depois de correr ou durante corridas de cerca de 60 minutos. A água de coco não contém nem um pouco da gordura encontrada no leite de coco e é leve e refrescante.

– Leite com chocolate: É recomendado tomar após a corrida. Leite com chocolate tem a quantidade ideal de carboidratos e proteína necessários para a recuperação dos seus músculos cansados.

-Suco de maçã: É indicado tomar depois de um treino duro. A maçã é rica em antioxidantes da família dos polifenóis, substâncias que possuem propriedades anti-inflamatórias e antivirais.

Suco de vegetais: É ideal tomar após a corrida. Repletos de nutrientes, os sucos de vegetais são um jeito gostoso de consumir uma ou duas porções de verduras e legumes durante o dia.

Os isotônicos naturais não têm contraindicação, porém os industrializados possuem algumas restrições:

– Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais. Isso porque os isotônicos contêm muito sódio (entre 50 mg e 160 mg por garrafa, contra 11 mg de um refrigerante, em média).

– Crianças só devem consumir isotônicos se forem atletas que participam de competições. O uso indiscriminado, para substituir a ingestão de água ou sucos naturais, deve ser abolido.

Além dos isotônicos, as bebidas energéticas contêm várias substâncias, as mais importantes são a cafeína e a taurina. A cafeína deixa a pessoa mais alerta, e a taurina é um aminoácido que diminui o cansaço muscular.

A bebida é muito consumida por atletas que competem, para melhorar o desempenho físico. É importante ressaltar que, em doses muito altas, a cafeína era proibida por atletas porque fazia parte do doping. Em 2004, porém, o Comitê Olímpico liberou o uso.

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