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Sobre a dupla frango com batata doce

A nutricionista Mari Póvoas e nossa colunista explica os motivos pelos quais a dupla frango e batata doce são tão populares hoje em dia.

A nutricionista Mari Póvoas

A nutricionista Mari Póvoas

Todos nós já sabemos, e cada dia mais recebemos informações sobre a importância da alimentação para o bom funcionamento do nosso organismo e para nos matermos saudáveis.  Mas para quem pratica atividade física, especialmente quando pretende-se alcançar um resultado específico, a alimentação é parte imprescindível do processo, pois é responsável por, em média, 80% do sucesso, ou não, de todo o esforço feito. Por exemplo, de nada adianta passar horas na academia se a alimentação não estiver adequada e direcionada para aquele indivíduo e para o tipo de treinamento o qual se está fazendo.

Falando especificamente sobre o treinamento de força, ou musculação, modalidade que cada vez mais é praticada por pessoas de todas as idades, principalmente para os que buscam um ganho de massa magra e maior queima de gordura, a ingestão de certos tipos de nutrientes como, por exemplo, a proteína e o carboidrato, feita de maneira correta, é indispensável para o sucesso do treinamento.

Devido ao tipo de estímulo dado à musculatura durante sua prática, o exercício de força faz com que as fibras musculares sejam lesionadas e, para sua melhor reconstrução, são necessárias proteínas e também de carboidratos, já que é a fonte primária de energia do nosso organismo.

Acontece que existem diferentes tipos tanto de proteínas quanto de carboidratos, neste caso, quanto maior a qualidade destes dois nutrientes, melhor. Essa combinação nos levou a dois alimentos que formaram uma famosa dupla, o frango e a batata doce, ambos fontes riquíssimas destes dois nutrientes. O peito de frango, fonte de proteína de altíssimo valor biológico e baixo teor de gorduras saturadas e a batata doce entrando com um carboidrato também de muita qualidade.

FALANDO SOBRE O FRANGO

A carne do frango, tem grande importância na alimentação por ser considerada uma das melhores fontes de proteínas. Ela oferece, em altas quantidades, todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir, possibilitando a formação de inúmeros outros tipos de proteínas. Mas não é só isso, a carne do frango, mais especificamente o peito, não apenas auxilia no processo para quem quer ganhar massa magra, mas também para quem quer emagrecer, pois contém baixos níveis de gorduras.

Além de proteína, a carne do frango também oferece outros benefícios importantes como:

– Vitamina B3 ou Niacina, uma vitamina hidrosolúvel que ajuda a baixar os níveis de colesterol sanguíneo. Indispensável na dilatação dos vasos sanguíneos e no bom funcionamento do sistema respiratório. Também parece auxiliar na tolerância à glicose. A carência desta vitamina pode causar fraqueza muscular e lesões na pele.

– Grande variedade de vitaminas especialmente do complexo B que são fundamentais para o metabolismo celular e fornecimento de energia. Também é fundamental para o bom funcionamento de órgãos como estômago, fígado e intestino, assim como para a pele e os cabelos.

– Fonte de fósforo, um dos responsáveis pelo armazenamento e transferência de energia.

– Fonte de ferro, nutriente importante para a formação de células sanguíneas e consequente oxigenação dos tecidos. Evita o desenvolvimento da anemia.

A carne de frango é rica em zinco, mineral que está intimamente relacionado a diferentes funções no organismo, como síntese de hormônios sexuais, síntese de proteínas, metabolismo da insulina, etc.

FALANDO SOBRE A BATATA DOCE

A batata doce tem grande quantidade de fibras insolúveis e tem baixo índice glicêmico, ou seja, a energia que ela proporciona vai sendo liberada aos poucos, evitando picos de insulina, evitando o armazenamento em forma de gordura e mantendo o aporte de energia disponível por mais tempo. Além disso, estas fibras aumentam a sensação de saciedade e ajudam na evacuação do bolo fecal. Isso acontece, pois é um alimento rico em fibras insolúveis

Além disso, é muito rica em Vitamina A e C, importantes antioxidantes, substâncias essenciais e importantíssimas, que devem aparecer em grande quantidade e variedade na alimentação de praticantes de atividade física, pois combatem os radicais livres, liberados em grande quantidade durante o exercício e no processo de regeneração tecidual. Em grande quantidade, os radicais livres podem levar ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer.

Também é muito rica em minerais como ferro, fósforo, cálcio, importantes não só para o tecido ósseo, mas também no processo de contração muscular através da regulação de uma enzima chamada troponina; e potássio, mineral que está diretamente relacionado com  ferro e fósforo.

O FRANGO COM BATATA DOCE NA DIETA

O horário para ingerir o frango com batata doce varia. Pode ser no almoço, jantar, dependendo do objetivo, há pessoas que comem na refeição no meio da tarde… tudo varia. O que devemos ter em mente é que essa dupla é simplesmente uma combinação de sucesso que ficou popular pois, além dos benefícios nutricionais, aumenta a sensação de saciedade, promove o estoque de glicogênio muscular, e ajuda nosso organismo a evitar o catabolismo, ou seja, ajuda a manter a qualidade muscular, evitando que todo o esforço seja em vão.

Algumas pessoas acham que o frango com batata doce só deve ser ingerido em dias de treino ou por praticantes de atividade física, pois tem medo de ganhar peso, o que não é verdade. Em dias sem treino, essa combinação não vai engordar mais, claro, também temos que prestar atenção na quantidade! Mesmo para quem não pratica atividade física, o frango com batata doce é uma ótima opção pela sua qualidade nutricional.

Não devemos esquecer que o cardápio deve ser variado, com legumes, verduras, frutas, oleagenosas, enfim, outros tipos de alimentos, pois somente os dois não nos proporcionam todos os nutrientes necessários, além disso, a quantidade de ingestão varia de pessoa para pessoa.

Para quem quer emagrecer, é recomendado. Para quem quer ganhar massa, também! O que vai variar é a quantidade, horários e também, todo o resto da alimentação! Por isso, é importante montar um plano alimentar personalizado com nutricionista.

Fonte: Mari Póvoas e Bom Corpo.

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