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Ganhe equilíbrio praticando slackline

O slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, que é praticado geralmente a uma altura de 30 cm do chão. A origem vem da escalada e popularizou-se como treino de equilíbrio.

É indicado para todas as idades, desde crianças a partir de 05 anos a adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no slackline.

Esse esporte possui muitos benefícios físicos e também mentais, como o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação.

Dicas: Procure locais resistentes para montar a fita, árvores com raízes profundas ou colunas, preferencialmente aquelas arredondadas. Serão necessários uma fita de nylon com cerca de 5 centímetros de largura, uma catraca que irá tencionar a fita e duas alças onde a estrutura será presa. Procure fazer o esporte em parques ou na praia, pois assim as quedas podem ser amenizadas pela grama ou pela areia. Fique atento para a altura em que a corda será colocada.
O esporte pode ser feito descalço ou com um tênis de solado mais rígido, caso ele seja muito macio não é possível aplicar a força corretamente ao se equilibrar.

Confira os benefícios:

– Como o objetivo é se manter em pé sobre uma fita de base pequena e oscilatória, o equilíbrio é trabalhado a todo o momento. Assim, os músculos responsáveis pelo estabilização são fortalecidos e ocorre a melhora do equilíbrio.

– No esforço para manter-se equilibrado, a musculatura profunda que é a responsável pela estabilidade é trabalhada. Com a musculatura profunda mais desenvolvida também torna-se possível realizar movimentos mais amplos e com grande intensidade, como ocorre no pilates.

– Durante a prática de slackline, o abdômen é muito exercitado. Como a pessoa está em movimento de desequilíbrio o abdômen é trabalho o tempo todo. A musculatura exercitada é a mais profunda que será importante para conseguir se equilibrar. Por isso, não é possível conquistar o abdômen com tanquinho por meio do slackline

– Os membros inferiores são fortalecidos com o slackline. Começa pelos músculos dos pés que são de extrema importância e negligenciados, panturrilha, tibial, posterior, anterior e lateral. Todos os músculos são solicitados e ainda há os estímulos de força, resistência e vibração decorrente da oscilação da fita. As articulações não são prejudicadas nesse exercício.

– Quando fortalecer a musculatura profunda, as articulações, tendões e ligamentos ficam mais protegidos. Isto porque esses músculos estão próximos destas outras partes do corpo e assim as chances de lesões diminuem. Como o slackline faz com que o equilíbrio fique mais apurado isto irá prevenir quedas e torções.

– É preciso estar 100% concentrado durante a prática do slackline. A autoconfiança também melhora com a pratica.

– O slackline também contribui para diminuir o estresse. O fato do esporte ser realizado ao ar livre em parques ou na praia também contribui para a sensação de bem-estar.

Fonte: Minha Vida com adaptação Bom Corpo.

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