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Guia Definitivo dos cereais com Teco Mendes

O Life Coach Teco Mendes é nosso colunista e traduziu o artigo do autor Mark Sisson sobre O Guia Definitivo para os cereais. Tire suas dúvidas agora!

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Hello, Friends!!

Resolvi experimentar um novo tipo de post. Artigos traduzidos dos fundamentos da Paleo para ajudar quem está chegando agora e se perde no mundo de informações soltas na internet e muitas vezes contraditórias. Esse artigo é do Mark Sisson e foi publicado em seu blog Marksdailyapple.com.

Abraço.

O Guia Definitivo para os cereais

Insulina, colesterol, gorduras… elas são apenas a ponta do iceberg. Eu tenho alguns “truques” na manga agora, e os cereais são o tema de hoje. Sim, cereais. Às vezes a verdade dói, mas você sabe o que dizem do mensageiro, certo? Sem mais delongas…

Cereais. Todo dia nós somos bombardeados com eles e sua variedade de associações na cultura americana:Cereais matinais, barras de fibras, suplementos para atletas, pipocas, bolos, torta de maçã… Nossa, esqueci de alguma coisa? Claro, isso poderia tomar boa parte do espaço das prateleiras dos supermercados. Sim, os cereais estão “gravados” na psique moderna – só que não muito na nossa fisiologia.

Nós humanos, tivemos o prazer e o tormento de evoluir em uma existência de coleta de caçador. Estamos falando de mais de 150 mil anos de caça e coleta de alimentos. O cardápio da coleta diária incluía: Carnes, nozes, vegetais folhosos, saladas regionais, alguns tubérculos e raízes, algumas bagas ou frutas de estação e sementes que outros animais não queriam.

Nós comemos o que a natureza nos serviu. Quanto maior a oferta, melhor. E então aproximadamente 10 mil anos atrás, a maré virou. Nossos antepassados começaram com a Revolução Agrícola. Após isso, com o passar do tempo, os cereais se tornaram reis. Porém, como inúmeras descobertas arqueológicas sugerem, as pessoas ficaram menores e mais frágeis como resultado desta nova existência agrária e baseada em cereais.

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Dez mil anos parece muito tempo, não parece? Pense em todos aqueles deveres de casa que você poderia concluir, os diplomas que você poderia obter, as receitas que você poderia fazer, os livros que você poderia ler…bastante intenso, não acha? Mas, a nossa perspectiva pessoal no período de 10 mil anos não significa muita coisa quando o contexto é a evolução. Leva muito tempo para mudar totalmente um sistema maior no corpo humano. Nós estamos falando de uma mudança muito maior do que provar o novo sabor de Neston. Os cereais não eram uma parte importante da dieta humana antes da Revolução Agrícola. E mesmo após os cereais se ocuparem um grande papel na existência humana, aqueles que são mortalmente alérgicos a eles ou que tenham intolerância a eles foram, com todas as chances, contra isso. E isso aconteceu rapidamente. Todos aqueles, cuja saúde foi comprometida pelos cereais que ficaram inférteis foram “varridos” da cadeia genética. É assim que funciona. Mas, se você puder vagar por aí tempo suficiente para procriar, esta nova dieta de cereais iria acabar com você, não importando o quão prejudicado o seu crescimento foi, o quão terrível os seus dentes eram ou quão suscetível você era a infecções.

Quando eu digo que os humanos não evoluíram comendo cereais, eu quero dizer que os nossos processos digestivos não evoluíram a ponto de maximizar a efetividade do consumo de cereais. Só porque você pode “tolerar” cereais em certo nível, como quase todos nós podemos, não quer dizer que o seu corpo foi desenvolvido para eles ou que eles sejam saudáveis para você ou que você irá atingir uma excelente saúde com eles. Nós não estamos falando sobre o que irá ou não permitir que você fique manco. Estamos falando sobre as comidas que oferecem digestão e absorção de nutrientes eficientes para o corpo. E tudo tem a ver com o design evolucionário. Se não estiver em busca de uma excelente saúde, você provavelmente está lendo o blog errado. Mas, se você quer trabalhar com o seu corpo ao invés de puni-lo, se quer focar a sua dieta nas melhores comidas, com o impacto mais positivo, você está no lugar certo.

Entre as minhas reclamações contra os cereais, a primeira é o estrago que eles causam na insulina e outras respostas hormonais no corpo. Nós desenvolvemos a resposta da insulina para ajudar a armazenar o excesso de nutrientes e para tirar o excesso de glicose da corrente sanguínea. Porém, ela não evoluiu para lidar com as grandes quantidades de carboidratos que nós jogamos no corpo atualmente. E, sim, nós estamos falando sobre cereais. A menos que você tenha uma predileção compulsiva por nabos, a maioria da fonte de carboidratos das pessoas vem dos cereais.

Qualquer que seja o carboidrato, ele irá ser quebrado e transformado em glicose, seja no intestino ou no fígado. Mas, agora ele está arrumado de maneira a não ter para onde ir. A menos que você faça malhação intensa, aquele baguete será armazenado como gordura.

Porque isso ocorre? Porque, os carboidratos obtêm uma resposta fisiológica que favorece o armazenamento de gordura. Aquele baguete maldito já definiu uma cadeia estratégica de eventos hormonais semelhantes em estilo fisiológico de uma trama do Tom Clancy: A emboscada da glicose do baguete, a manobra defensiva da insulina, a entrada de reforços de adrenalina e cortisol. Por que o drama? Porque, este não foi o modo padrão de nutrição na evolução do nosso corpo. E, cada vez que isso acontece, o corpo fica um pouco mais desgastado. Toda esta produção hormonal pune o sistema suprarrenal, o pâncreas, o sistema imunológico e resulta em pequenas inflamações.

E com relação ao valor nutricional dos cereais? Em primeiro lugar, eles não são a fonte nutricional completa que deveriam ser. Os cereais têm sido associados com deficiências em minerais, talvez devido aos altos níveis de ácido fítico. Uma dieta rica em cereais também pode reduzir a capacidade do corpo de processar vitamina D.

Se você tiver a chance de escolher entrea Vitamina B de uma galinha ou alguma massa de “trigo integral”, eu recomendo você a escolher a galinha todas as vezes. A massa é mais barata? Sim. É mais saudável? Não. A Vitamina B6 na galinha é mais biodisponível. O fato é:Você paga um preço alto do ponto de vista fisiológico pela massa. Quaisquer nutrientes que você puder obter de cereais integrais, pode obter em quantidades iguais ou até maiores em outros alimentos. Em termos de densidade nutricional, os cereais não conseguem bater uma dieta diversificada de vegetais e carnes.

Existem substâncias nos cereais que causam a muitas pessoas uma série de problemas óbvios. Os cereais, do ponto de vista evolucionário, são realmente difíceis para o sistema digestivo. Insira glúten e lectinas, ambos causadores de desordens no sistema digestivo, você diria. Glúten, a maior proteína, solúvel em água e que cria uma elasticidade pastosa, e é encontrada na maioria dos cereais como trigo, centeio e cevada.

Os pesquisadores acreditam que 1/3 de nós é provavelmente intolerante a glúten ou tem sensibilidade a esta substância. Este terço de nós “reage” ao glúten com uma resposta inflamatória perceptível. Com o passar do tempo, aqueles que são intolerantes ao glúten podem desenvolver uma série de problemas médicos: dermatite, dor nas juntas, problemas reprodutivos, refluxo e outras condições digestivas, desordens de autoimunidade e doença celíaca.

Agora as lectinas: Elas são toxinas naturais e suaves que não estão limitadas apenas aos cereais, mas parecem ser encontradas em altos níveis na maioria das variedades de cereais. As lectinas são mais um motivo pelos quais os cereais não valem a pena por todo o problema que causam. Segundo pesquisadores, elas inibem o sistema de cura natural do trato intestinal, deixando o resto do corpo aberto ao impacto de material indesejado do sistema digestivo, principalmente quando estas lectinas “liberam” barreiras para entrada de moléculas maiores de proteínas não digeridas na corrente sanguínea. Esta brecha pode iniciar todo tipo de problemas relacionados à imunidade e acredita-se que ela está relacionada com o desenvolvimento de desordens autoimunológicas. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras aos danos causados pela lectina, como no caso do glúten. Apesar disso, com o passar do tempo todos nós sofremos as consequências.

A conclusão que chegamos é: Cereais = carboidratos. Desnecessário para melhorar, mas essencial para piorar, eles não são à base da alimentação saudável que deveriam ser. Falamos sobre dupla punição: Nossos corpos pagam pelo que o nosso governo subsidia. A melhor – aliás, a única maneira – de conseguir uma dieta de baixa caloria com alimentos integrais é dispensar os cereais.

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Uma dieta com baixa quantidade de cereais tem demonstrado diminuir o risco de problemas associados à diabetes, para reduzir a pressão sanguínea, aliviar os sintomas de azia e perder gordura abdominal. As dietas pobres em carboidratos têm sido associadas com “reduções significativas em citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias e moléculas de adesão”.

A ideia aqui não é demonizar os cereais. Ok, é sim. Como eu escolhi me manter afastado dos cereais como parte constante da minha dieta, eu abra uma exceção raramente. E é aí que entra a ideia principal: É sobre estar informado e não sobre escolhas impostas. O ponto principal é este: Quando você entende os efeitos metabólicos de comer cereais, tem o poder de tomar decisões conscientes sobre a função que eles terão em sua dieta. Você é livre para desfrutar de uma boa saúde e concessões escolhidas com a consciência limpa e um sabor gastronômico pleno!

Você tirou suas dúvidas sobre os cereais na Dieta Paleo? Conte-nos o que achou!

Fonte: Mark Sisson, Teco Mendes e Bom Corpo.

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