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Indicações dos tipos de corrida

As corridas auxiliam no desenvolvimento da respiração e da resistência. Vale lembrar que os treinos apresentam melhores resultados quando acompanhados por profissionais. Conheça alguns tipos:

– Corrida básica
O tipo básico consiste em cumprir um percurso curto ou médio a uma passada natural. Geralmente essa modalidade é usada com o objetivo da capacidade aeróbica.

– Corrida longa
Nos moldes da básica, a longa tem um percurso maior a fim de deixar o atleta moderadamente cansado, aumentando a resistência. Nessa modalidade, geralmente é utilizada a estratégia da corrida por intervalos (passadas lentas e rápidas intervaladas) ou progressiva, em que a passada aumenta conforme o fim do trecho se aproxima.

– Corrida intervalada
Comum entre os iniciantes, o tipo intervalado consiste em misturar ritmos lentos ou caminhadas com corridas aceleradas. Dessa forma, os iniciantes conseguem correr rapidamente por um período mais longo que se corressem rápido de uma só vez. Esses intervalos servem ainda para estimular as funções cardiorrespiratórias e a perda de gordura.

– Corrida de tempo
Na modalidade de tempo você deve dar o melhor de si e buscar ser o mais rápido possível dentro do tempo estipulado – geralmente uma hora para os atletas avançados e 20 minutos para os iniciantes.

– Corrida de subidas
Para aumentar a resistência, um plano de subidas pode ser uma boa estratégia. Nessa modalidade é preciso correr repetidamente em subidas íngremes.

– Fartlek
Para atletas que começam a buscar velocidade na corrida, a modalidade fartlek é uma das mais indicadas. Esse tipo de corrida mistura intervalos com duração e distância variados de forma a treinar a resistência do atleta.

– Corrida de progressão
Começando com o passo normal e, progressivamente, aumentando a velocidade. Mais difícil que a corrida de base e mais fácil que a intervalada, a modalidade de progressão requer um esforço médio e menos tempo de recuperação do atleta.

– Corrida de recuperação
A intenção é relaxar o corpo e pegar leve. Após um treino pesado, como uma corrida de intervalo ou de tempo, a modalidade de recuperação é essencial para auxiliar a eliminar a fadiga.

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