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Indicações para os exercícios de Endurance

Aprenda como são os exercícios de resistência!

Os exercícios de endurance são atividades físicas aeróbicas como correr e pedalar. Nesta prática esportiva a diminuição de glicogênio muscular e hepático pode resultar em fadiga. Para retardar esta ocorrência, é importante a ingestão de carboidratos antes, durante e depois o exercício.

O objetivo é aumentar o conteúdo de glicogênio muscular/hepático e a disponibilidade de glicose no sangue. O consumo de carboidratos deve ser aumentado durante os dias que antecedem a competição ou um treinamento intenso. O consumo deve ser realizado de 3-4 horas antes do treino (uma refeição maior) e de 30-60 minutos antes do exercício (uma refeição menor ou suplemento).

A depleção das reservas de carboidratos leva à instalação da fadiga por duas possibilidades:

Ocorrência de hipoglicemia; comprometimento do processo de contração muscular por causa do fornecimento inadequado de energia.

Os carboidratos são fundamentais para a manutenção de esforços prolongados intensos. A depleção do conteúdo das reservas de glicogênio (muscular e hepático) está associada à ocorrência da fadiga.

Para melhorar o desempenho, os carboidratos são consumidos antes, durante e depois do exercício. No caso de consumo anterior ao período de exercício, objetiva-se tornar ótimas as reservas de glicogênio para o momento da realização do exercício.

A ingestão de carboidratos durante o exercício pode aumentar os benefícios obtidos pelo consumo prévio. Recomenda-se que essa ingestão se repita durante o exercício em horários regulares.

A reposição do glicogênio após o exercício é um aspecto fundamental na recuperação da capacidade de endurance, além de preservar a massa muscular.

Dada a importância dos carboidratos para o desempenho em exercícios de longa duração, recomenda-se que indivíduos que se exercitam regularmente devam consumir uma dieta contendo entre 55% a 70% de seu total calórico na forma de carboidratos. O fornecimento correto de carboidratos inibe a fadiga e promove um melhor desempenho no exercício.

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