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Mitos e verdades sobre o chá verde

O chá verde vem da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Desta forma previne oxidação dos ingredientes e preservam os nutrientes.

Sabe-se que esse chá é rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde. Também é rico em cafeína, a quantidade pode variar de 10 a 86 mg por folha. A quantidade máxima de chá verde indicada é de 4 xícaras ao dia ou 600 ml.

Descubra os mitos e verdades sobre o chá verde:

1 – O consumo de chá verde pode ajudar na perda de peso – é verdade.

Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

2 – O chá verde não deve ser adoçado – é parcialmente verdade.

Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.

3 – Beber chá verde é o mesmo que consumir água – é mito.

Além da cafeína, contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.
4 – Só deve beber chá verde quem quer emagrecer – é mito.

O consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. A bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.

5 – Não existem contraindicações para o consumo de chá verde – é mito.

Portadores de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.

6 – Uma xícara de chá verde junto às refeições é o suficiente para a perda de peso – é mito.

O chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.

7 – Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva natural – é verdade.

Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.

8 – A ação da bebida no organismo não tem relação com a sua forma de preparo – é mito.

A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 g de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.

9 – Para emagrecer, posso beber chá verde o dia todo – é parcialmente verdade.

Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite.

Fonte: Minha Vida com adaptação Bom Corpo.

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