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Natação: é o esporte mais completo para saúde

A natação é uma atividade física praticada na água. Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
Esse esporte é considerado um dos mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório.

Muita gente quer ficar com o corpo em forma, eliminar gordura e definir os músculos e nisso a natação pode ajudar e muito. Tenha em mente que, se você sempre fizer a natação de forma lenta sem nenhum esforço, seus músculos vão entrar em uma nova rotina, mas não irão conseguir diminuir as calorias.

O que vai ajudar a queimar gordura e perder peso é fazer com que a taxa do coração aumente para fazer o corpo se mexer. A natação emagrece quando se inicia sua rotina de exercícios na água com intensidade.
A vantagem de emagrecer através da natação é que ela traz muitos benefícios, assim pode-se emagrecer de uma forma mais saudável em pouco tempo. A natação ajuda a perder peso sem causar nenhum tipo de lesões como os esportes normais, uma vez que não vai ter o mesmo impacto que os outros esportes como a corrida ou caminhada.

A natação  é um exercício muito completo, pois movimenta todos os músculos do corpo e exige muito do seu coração e pulmão que terão que trabalhar duro para suprir o oxigênio. O que é faz  desse esporte um ótimo treinamento para o sistema cardiovascular.

Além de poder ajudar em seu emagrecimento, ela é muito boa para a sua saúde. Conheça alguns benefícios da natação:

1 – Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões.

2 – Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.

3 – O gasto calórico de até 600 Kcal/hora. (É levado em consideração o tempo de treino e a intensidade dos movimentos).

Dicas para um melhor rendimento físico na natação:

– A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar.

– Para ganhar mais resistência tente nadar com uma camisa. Quando você for nadar sem a camisa, vai encontrar mais facilidade.

Para quem quer começar a praticar a natação é preciso seguir alguns cuidados básicos:

– Quando a piscina for em local aberto, deve-se usar filtro solar.

– Use óculos de natação para evitar a irritação dos olhos devido ao cloro.

– Use tampões nos ouvidos, isso pode evitar problemas inflamatórios nos ouvidos.

– Sempre se aqueça antes de nadar para também evitar cãibras e lesões.
– Se seu principal objetivo for emagrecer, não se esqueça de controlar a alimentação, pois saiba que uma alimentação balanceada e com baixas calorias são uns dos fatores mais importantes para emagrecer.

Fonte: Ativo com adaptação Bom Corpo.

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