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Ômega 3, você sabe o que é?

Você sabe o que é o ômega 3?

Existem dois tipos de gordura, as saturadas e as insaturadas. As saturadas são basicamente as gorduras animais, encontradas em leite, carne, ovos e também no óleo de coco. Podemos dividir as gorduras insaturadas em dois tipos: gorduras monoinsaturadas, como o azeite de oliva, óleo de amendoim e óleo de macadâmia. E as gorduras poliinsaturadas, onde temos a gordura de peixe, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de linhaça.

Assim como existem os aminoácidos essenciais, que são os que o corpo não consegue sintetizar e necessita deles através da alimentação, existem duas gorduras essenciais, que são o ácido linoléico (LA) e ácido alfa-linolênico (ALA). O LA é conhecido como ômega-6 e o ALA é conhecido como ômega 3, e os dois são gorduras predominantemente poliinsaturadas.

Tanto o ômega 3 quanto o ômega 6 são importantes em nossa dieta, no entanto você já ouviu falar muito sobre a importância do ômega 3, mas pouco do ômega 6. O que acontece é que deve haver um balanço na ingestão dessas gorduras, mas a dieta tipicamente ocidental contém muito mais ômega 6 do que ômega 3, então muito se fala em obtenção de ômega 3 extra através da suplementação.

Como o ômega-6 possui propriedades pró-inflamatórias, uma dieta com muito ômega 6 e pouco ômega-3 leva a problemas de saúde relacionados a essa propriedade, como artrite/artrose e quaisquer outros problemas relacionados a inflamações no corpo. Isso não quer dizer que o ômega 6 seja ruim, quer dizer que deve haver um balanço, no consumo dos dois. O ômega 3 tem a propriedade de deixar o sangue mais fino, e o ômega 6 de deixá-lo mais grosso, por isso se você usar uma dose exagerada de ômega 3 o seu sangue poderá ficar muito fino, deixando-o propenso a hemorragias. Por essa razão, se você utiliza algum medicamento que afine o sangue, como aspirinas, não deve fazer uso da suplementação extra de ômega 3, a não ser que autorizado pelo seu médico.

Benefícios do Ômega-3:

O principal benefício do ômega-3 é a sua propriedade anti-inflamatória, que contribui na prevenção de todas as doenças que estejam relacionadas a inflamações no corpo, como a artrite e artrose, e ajuda na redução do risco de doenças relacionadas ao coração.

Também abaixa o nível de triglicerídeos e reduz o nível colesterol ruim; diminui o risco de arteroesclerose por causa da sua propriedade de afinamento do sangue, e reduz o risco de doenças cardíacas em geral; ajuda na redução e gravidade das dores de cabeça; reduz a incidência e gravidade de alguns tipos de câncer; ajuda a manter a saúde dos cabelos, unhas e pele (a presença de pele espessa, com aparência de escamas, principalmente perto da região do cotovelo em algumas pessoas é um indicativo de deficiência de ômega 3); reduzem os níveis das proteínas amilóides no cérebro que são associadas com a doença de alzheimer, e ajuda na prevenção e tratamento de doenças mentais em geral; ajuda na prevenção de doenças oculares.

Como usar:

Não existe atualmente uma dose oficialmente recomendada de ômega 3 como existe para outros alimentos. No entanto, a dose mínima fica em torno de 1000mg de EPA+DHA por dia, dose que pode ser dobrada ou triplicada, principalmente se você estiver enfrentando alguma doença relacionada como artrite/artrose, doença do coração ou mental, entre outras, e também se você faz diariamente intenso esforço físico. Note que essa dose é de EPA+DHA combinado, e não só de ômega 3. Deve ser usado logo antes ou logo depois das refeições para evitar desconforto estomacal.

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