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Perder peso: aprenda a ter uma vida saudável

A chave para alcançar e manter um peso saudável não é sobre mudanças na dieta de curto prazo. Trata-se de um estilo de vida que inclui alimentação saudável.

Peso saudável: Não é uma dieta, é um estilo de vida!
Quando se trata de perda de peso, não há falta de dietas da moda que prometem resultados rápidos. Mas, tais dietas limitam sua ingestão nutricional, pode ser insalubre, e tendem a falhar em longo prazo.

A chave para alcançar e manter um peso saudável não é sobre mudanças na dieta de curto prazo. Trata-se de um estilo de vida que inclui alimentação saudável, atividade física regular e equilibrar o número de calorias que você consome com o número de calorias que seu corpo usa. Ficar no controle de seu peso contribui para a boa saúde agora e quando você for envelhecer.

O primeiro passo é determinar se o seu peso atual é saudável. O IMC – Índice de Massa Corporal é uma forma de medir o seu peso.

Se você tem pensado sobre o seu peso atual, pode ser porque você já percebeu uma mudança em como suas roupas se encaixam. Ou talvez um profissional de saúde tenha dito que você está com a pressão arterial elevada ou colesterol elevado e que o excesso de peso pode ser um fator contribuinte. O primeiro passo é avaliar se o seu peso atual é saudável.

Uma maneira de começar a determinar se o seu peso é saudável é para calcular o “índice de massa corporal” (IMC). Para a maioria das pessoas, o IMC é um indicador confiável de gordura corporal. Ele é calculado com base na sua altura e peso.

“Abaixo do peso”, “normal”, “acima do peso” e “obeso” são todos os rótulos para faixas de peso. Obesidade e sobrepeso descrevem a faixa de peso que são maiores do que aquilo que é considerado saudável para uma certa altura. Abaixo do peso, enquanto descreve um peso menor do que o que é considerado saudável.

Se o seu IMC está fora da faixa de peso saudável ou “normal”, você pode querer falar com o seu médico ou profissional de saúde sobre como você pode alcançar um peso corporal saudável. A obesidade e o excesso de peso têm mostrado para aumentar a probabilidade de certas doenças e outros problemas de saúde, especialmente se alguns outros fatores de risco estão presentes, tais como pressão arterial elevada ou a inatividade física.

Outra forma de avaliar o seu peso é medir o tamanho da cintura. Sua cintura pode estar dizendo que você tem um risco maior de desenvolver doenças relacionadas com a obesidade.

Excesso de gordura abdominal é grave, porque coloca você em maior risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, colesterol alto, triglicérides alto, pressão alta e doença arterial coronariana. As pessoas que têm excesso de gordura abdominal devem consultar seus médicos ou outros profissionais de saúde para desenvolver um plano para perder peso.

Como medir o seu tamanho da cintura: Para medir o tamanho da cintura (circunferência), coloque uma fita métrica em torno de seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se de que a fita é confortável, mas não comprimir sua pele, e é paralelo ao chão. Relaxe, exale, e meça sua cintura.

Perda de peso saudável não é apenas uma “dieta” ou “programa”. Trata-se de um estilo de vida permanente, que inclui mudanças em longo prazo nos hábitos alimentares e de exercícios diários.

É natural para qualquer pessoa tentando perder peso para querer perdê-lo muito rapidamente. Mas, as evidências mostram que as pessoas que perdem peso gradualmente e de forma constante (cerca de 1 a 2 quilos por semana) têm mais sucesso em manter o peso fora. Para perder peso, você deve usar mais calorias do que você come, uma vez que um quilo equivale a 3.500 calorias, você precisa reduzir sua ingestão calórica diária por 500-1000 calorias para perder cerca de 1 a 2 quilos por semana.

Uma vez que você tenha atingido um peso saudável, baseando-se em uma alimentação saudável e atividade física na maioria dos dias da semana (cerca de 60-90 minutos, de intensidade moderada), que são mais propensos a ser bem sucedido em manter o peso em longo prazo. Perder peso não é fácil, e é preciso empenho.

Para manter um peso saudável, vale a pena fazer um pouco de planejamento agora. Se você está acima do peso, mas não estão dispostos a perder peso, prevenir ainda mais o ganho de peso é um objetivo digno.

Conforme as pessoas envelhecem, a sua composição corporal muda gradualmente – a proporção da diminuição do músculo e da proporção de gordura aumenta. Essa mudança diminui o seu metabolismo, tornando-o mais fácil de ganhar peso. Além disso, algumas pessoas se tornam menos ativos fisicamente à medida que envelhecem, aumentando o risco de ganho de peso.

A boa notícia é que o ganho de peso pode ser evitado escolhendo um estilo de vida que inclui bons hábitos alimentares e atividade física diária. Ao evitar o ganho de peso, a evitar maiores riscos de muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 , hipertensão arterial, osteoartrite e alguns tipos de câncer.

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Se o seu objetivo é evitar o ganho de peso, então você vai querer escolher os alimentos que lhe fornecem o número adequado de calorias para manter seu peso. Este número varia de pessoa para pessoa. Depende de muitos fatores, incluindo sua altura, peso, idade, sexo e nível de atividade.

Estar em Movimento: Além de um plano de alimentação saudável, um estilo de vida ativo vai ajudá-lo a manter o seu peso. Ao optar por adicionar mais atividade física no seu dia, você vai aumentar a quantidade de calorias que seu corpo queima. Isso torna mais provável que você vai manter seu peso.

Auto Monitoramento: Você também pode achar que é útil para pesar-se em uma balança. Se você ver alguns quilos sobrando, reserve um tempo para analisar o seu estilo de vida. Com essas estratégias, você vai tornar mais provável que vai pegar pequenos ganhos de peso mais rapidamente.

Pergunte a si mesmo:

O meu nível de atividade mudou?

Estou comendo mais do que o habitual?

Você pode achar que é útil manter um diário alimentar para alguns dias para torná-lo mais consciente de suas escolhas alimentares.
Balanceamento de calorias
Quando se trata em manter um peso saudável para toda a vida, a linha inferior é – contar calorias. O controle de peso é tudo uma questão de equilíbrio – equilibrando o número de calorias que você consome com o número de calorias que seu corpo usa ou “queima”.

Uma caloria é definida como uma unidade de energia fornecida pelos alimentos. A caloria é uma caloria, independentemente da sua origem. Se você está comendo carboidratos, gorduras, açúcares, ou proteínas, todos eles contêm calorias.

Balanço calórico é como uma balança. Para se manter em equilíbrio e manter o seu peso corporal, calorias consumidas (de alimentos) deve ser equilibrada pelas calorias usadas (em funções normais do corpo, atividades diárias e exercício).

Manter o seu peso “In Balance”. Você está comendo mais ou menos o mesmo número de calorias que seu corpo está usando, seu peso se mantenha estável.
Ganhar peso “Em excesso calórico.” Você está comendo mais calorias do que seu corpo está usando. Você vai armazenar essas calorias extras como gordura e você vai ganhar peso.
Perder peso “No déficit calórico.” Você está comendo menos calorias do que você está usando. Seu corpo está puxando a partir de suas células de armazenamento de gordura para a energia, para que o seu peso está diminuindo.

Comer saudável para um peso saudável
Um estilo de vida saudável envolve muitas escolhas. Entre eles, a escolha de uma dieta equilibrada ou plano alimentar. Como você escolhe um plano de alimentação saudável? Vamos começar por definir o que é um plano de alimentação saudável.

– Enfatiza frutas, vegetais, grãos integrais e leite sem gordura ou de baixo teor de gordura e produtos lácteos

– Inclui carnes magras, aves, peixes, feijão, ovos e nozes

– É pobre em gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal (sódio) e açúcares adicionados

– Permanece dentro de suas necessidades diárias de calorias

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Fonte: Bodybuilding com adaptação Bom Corpo.

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