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Por que fazer musculação

Descubra a história da musculação!

A musculação é uma atividade física que vem sendo considerada base de treinamento para muitos esportes. Atualmente, ela é uma necessidade em qualquer faixa etária, é um dos principais exercícios físicos que colaboram para que nosso corpo mantenha força para realizar as atividades da vida diária e ter uma boa estética corporal, além de ser prescrito para auxiliar no tratamento de cardiopatias, osteoporose, diabetes, entre outros.

Para fazer musculação deve-se procurar um educador físico para que ele possa orientar a forma correta de se aplicar este tipo de treinamento e também fazer uma avaliação médica.

Para manter o bom funcionamento do nosso corpo, é preciso que ele seja estimulado, por meio de atividades físicas aplicadas de acordo com o nível de aptidão física de cada indivíduo.

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

– Com a prática regular da musculação, ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais saudável e esteticamente bonito.

– Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro, que fica mais eficiente no comando da massa muscular, trazendo melhoria dos aspectos cognitivos.

– Torna o coração mais saudável, pois treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios o preparam para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço. Os exercícios de musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajudam o sangue a retornar ao coração.

– Melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos se tornam mais resistentes.

– Melhorias na socialização e nos relacionamentos interpessoais, pois com a sua autoestima elevada, torna-se mais confiante e de bem consigo mesmo.

– Melhora no bem estar, devido à liberação das endorfinas e no sono, pois ganhamos um sono mais tranquilo, proporcionado pelo relaxamento dos músculos e ainda, diminui o risco de insônia.

– Mantém as pessoas jovens, pois com o avanço da idade, há uma perda de força e de massa muscular. Mas quem faz musculação, retarda esse envelhecimento. A perda da massa muscular é minimizada para quem faz exercícios com peso.

– Ajuda a emagrecer, porque todos os exercícios ajudam na perda de peso. Em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. Em longo prazo, os exercícios com peso apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal e com o gasto calórico diário maior, queimamos mais calorias e com isso, diminuímos as reservas de gordura corporal.

Também é possível prevenir doenças, entre elas:

Osteoporose – A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea.

Artrose (desgaste das articulações) – Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens.

Diabetes – Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Hipertensão – O principal benefício é a diminuição da pressão arterial em repouso, o que se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, como um agente facilitador da boa qualidade de vida.

Para melhores resultados é indicada a combinação da musculação com alguma atividade aeróbia (caminhadas, corridas, pedaladas) promovendo assim uma melhora no conjunto ósseo muscular, cardíaco e respiratório do indivíduo.

É importante lembrar que para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico, inclusive na alimentação. A ingestão de nutrientes é essencial para fornecer energia, aumentar massa muscular, reduzir gordura, ajudar na manutenção do sistema imunológico e definir o corpo.

Fonte: Dicas de Treino com adaptação Bom Corpo.

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