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Segredos de alimentação de uma atleta fitness

A fisiculturista e colunista Giovana Guido (@giovanaguido) conta os seus segredos de alimentação e fala um pouco sobre o seu livro digital explicando tudo sobre esse tema.

A base de qualquer esporte é a alimentação saudável, equilíbrio de nutrientes e alguns alimentos-chave, então, resolvi criar um programa que conte de forma geral e prática como melhorar os hábitos de ingestão de alimentos, suplementos e líquidos para que os esportistas e atletas possam melhorar seus hábitos e atingir seus objetivos.

Os professores de educação física, treinadores e atletas acumulam muitas dúvidas em relação a alimentos, nutrientes, dietas e suplementos. Nutrição parece fácil, mas, na prática, muita gente encontra dúvidas na hora de escolher certos alimentos, qual quantidade usar, qual horário usar, leitura de rótulos, light/diet, etc. – principalmente para quem está iniciando nessa rotina de vida fitness.

Aqui, eu explico alguns temas que são fundamentais na hora de aprender alguns segredos que estudei e coloquei em prática ao longo dos anos em que trabalhei como nutricionista (hoje, não exerço mais a profissão, estou sob licença do CRN) e com minha atual carreira de atleta competidora.

Aqui, fica um resumo de tudo o que você irá aprender:

Como usar os nutrientes fundamentais na prática esportiva

O corpo humano deve ser frequentemente abastecido com energia para que ele possa realizar todas as suas funções. Muitos sistemas do organismo podem prover energia necessária para qualquer atividade, desde que o indivíduo esteja consumindo os alimentos certos.

Muitas pessoas ativas recorrem aos suplementos de vitaminas e minerais, com o pensamento de que irão ter mais energia, prevenir doenças e/ou se sentirem melhor, porém, nem sempre esse tipo de suplementação é necessário, desde que a alimentação seja variada e saudável.

Por isso, aqui, eu explico os nutrientes que você precisa levar em consideração para atingir seus objetivos.

Gasto calórico

Você sabe quantas calorias aproximadamente você necessita ao dia? A ideia é aquela básica: se quer perder gordura, coma menos e gaste mais, se quer ganhar massa magra, coma mais e gaste menos e se quer manter o peso, mantenha o gasto igual à ingestão.

Aqui, você terá a fórmula final e só precisa colocar os valores para fazer os cálculos do gasto calórico para ganhar ou manter músculos ou eliminar gordura.

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Cardápio ideal

Para que um atleta ou praticante de atividade física tenha sucesso, ele precisa saber o que comer em cada horário do seu dia. Eu criei uma estrutura básica dos grupos alimentares perfeitos para cada refeição do dia. São dicas gerais com um passo a passo bem simples.

Aprendendo as instruções gerais para cada objetivo

Isto é um dos itens mais importantes do livro onde você vai aprender o que deve ser feito para os seguintes objetivos:

– Aumentar Massa Muscular

– Eliminar Gordura Corporal

Alguns destes pontos serão suficientes para transformar uma dieta incorreta em uma de sucesso! Eu testei a aprovei!

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Os alimentos-chave na dieta

Existem alguns alimentos tão saudáveis e essenciais que precisam entrar em qualquer tipo de dieta. Eles podem ser usados em qualquer tipo de alimentação (o que irá mudar é a quantidade indicada para cada objetivo) e, além de fornecerem energia, fornecem nutrientes como: antioxidantes, fibras, gorduras boas, carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas de alta qualidade – essencial para quem está iniciando o processo de reeducação alimentar. Consuma-os diariamente!

Sugestões pré e pós-treino

A maior dúvida dos atletas e dos professores/treinadores é as refeições pré e pós-treino. Aqui, eu descrevo diversas combinações de alimentos e suplementos – você só precisará alterar a quantidade para as suas necessidades particulares. Eu adoro essas combinações e elas me trazem muitos resultados!

O que comer nos intervalos

Ter sempre o que comer a cada 3 horas é muito importante. Por isso, dou sugestões de lanches para você carregar na bolsa, mochila, levar no carro, etc. Dependendo do seu objetivo, só vai precisar mudar a quantidade. Inclui salgados, doces e bebidas!

A importância da hidratação

A reposição de líquidos é uma das práticas nutricionais mais importantes. Aproximadamente, 60% do nosso peso corporal é água.

Por isso, a hidratação correta merece um capítulo só para ela.

Dicas de reeducação alimentar

Aqui, de forma prática, você irá conhecer algumas dicas importantes para dar os primeiros passos quando o assunto é reeducação alimentar!

Eu explico o que você deve evitar e o que você deve fazer obrigatoriamente. Essas dicas são dadas pela maioria dos especialistas em saúde e boa forma!

A utilização correta dos suplementos

As promessas dos suplementos são animadoras, ainda mais aqueles que têm várias funções e, ao mesmo tempo, oferecem ganho de massa, eliminação de gordura, aumento de energia, etc. Porém, muitos deles não têm eficácia testada e aprovada, então, não deposite todas suas esperanças neles.

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Aqui, eu dou uma orientação dos principais suplementos alimentares utilizados, assim como sua eficácia. Aprenda também quais são os suplementos realmente indispensáveis na dieta de quem treina.

É uma lista grande de:

– Vitaminas e minerais;

– Proteínas e aminoácidos;

– Carboidratos.

Exemplo de cardápios

Aqui, você poderá observar alguns exemplos de cardápios que já usei anteriormente com clientes.

Porém, eles estão disponíveis apenas como exemplo e é importante saber que a prescrição de dietas é individual e de acordo com hábitos, horários e objetivos de cada um.

Os exemplos incluem:

Ex. 1 – Eliminação de gordura. Estudante de 20 anos. Lutador de jiu-jitsu.

Ex. 2 – Eliminação de gordura. Praticante de musculação de 35 anos.

Ex. 3 – Melhora do desempenho. Corredor de 38 anos.

Ex. 4 – Ganho de massa magra. Homem de 25 anos. Praticante de musculação.

Ex. 5 – Ganho de massa magra. Praticante de musculação e lutador de jiu-jitsu.

Ex. 6 – Ganho de massa magra. Jogador de futebol.

Ex. 7 – Eliminação de gordura. Mulher praticante de musculação.

Ex. 8 – Eliminação de gordura. Mulher praticante de musculação.

Ex. 9 – Definição muscular rápida. Mulher de 40 anos.

Ex. 10 – Definição muscular rápida. Homem de 30 anos.

O que você não pode esquecer no supermercado

Você fica em dúvida na hora de ir ao supermercado? Não sabe o que comprar para ter em casa entre tantas opções? Acaba sempre comprando alimentos não saudáveis?

Então, é hora de revermos sua lista do supermercado!

Bolei para vocês uma lista generalizada para uma semana (as quantidades você decide) de alimentos fundamentais para sua despensa e geladeira!

Apresentando a solução…

Tudo isto você irá conhecer em meu novo programa, indicado principalmente para profissionais de fitness ou esportistas/atletas que desejam aprender mais sobre o estilo de vida saudável e voltado aos treinos!

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Para comprar o livro da Giovana Guido, acesse esse link.

Gostou dos segredos da atleta? Curta e compartilhe!

Fonte: Giovana Guido e Bom Corpo.

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