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Sobre o whey protein, entenda!

A nutricionista e colunista Júlia Fasolo explica e tira as dúvidas sobre o famoso suplemento whey protein.

Desde que surgiu, há cerca de 30 anos, o whey protein é a proteína que apresenta maior qualidade, sendo rica em aminoácidos de extrema importância para evitar a perda e estimular o ganho de massa e melhorar a composição corporal. Apesar de ser uma excelente proteína, esse suplemento ainda não é bem compreendido.
O whey é separado no processo de transformação do leite no queijo. Para reforçar a imunidade temos as lactoferrinas e as imunoglobulinas. Além de servir como potente antioxidante, o whey colabora para a prevenção da flacidez e para construção de várias proteínas do nosso corpo. Foi classificado em valor biológico entre 100-159, enquanto frango, carne, peixes, albumina e caseína ficam entre 70-90. Na maioria das fontes alimentares de proteína se encontra um número muito maior de substâncias nocivas do que qualquer whey de qualidade.
Sendo rapidamente absorvida e rica em bcaa’s, essa proteína se torna ideal para o pós-treino disponibilizando os aminoácidos necessários e no café da manhã que vem de um longo jejum. Nas refeições intermediárias ela também ganha respeito, servindo como ótima fonte de proteína. O legal é misturar caseína (que tem absorção mais lenta) e whey protein para fornecer aminoácidos por mais tempo, evitando o catabolismo muscular. Isso se torna mais interessante ainda, quando adequado antes de dormir.
Outro benefício é a capacidade de aumento do fluxo sanguíneo na musculatura (vasodilatação), o que proporciona um maior fornecimento de hormônios anabólicos (GH e Testosterona), nutrientes e oxigênio para os músculos durante o treino. E lembrem-se de que os suplementos não existem para substituir refeições e sim complementar de forma eficiente e tornar prático o que hoje em dia, se torna cada vez mais difícil.
Devemos buscar a orientação correta e saber diferenciar cada tipo de produto:
O whey concentrado acelera o anabolismo muscular. Tem quantidade maior de lactose em sua composição e pequenas quantidades de gorduras e carboidratos.
Whey protein isolado é extraído por um processo de ionização e tem alto valor biológico e baixíssimo teor de gorduras e carboidratos.
O whey hidrolisado é mais rapidamente absorvido. Passa por um processo chamado hidrólise enzimática, ou seja, já vem parcialmente quebrado, tornando a absorção mais rápida. O whey 100% hidrolisado é livre de gorduras e lactose.
Espero ter esclarecido um pouco mais sobre essa proteína. Afinal, hoje temos uma gama enorme de receitas, dietas e opções diferentes para o uso desse suplemento que considero interessante em muitos casos e ainda sofre com inúmeros receios.

Suplementos ajudam a ganhar massa muscular, mas dieta e treino são o essencial para esse processo

Suplementos ajudam a ganhar massa muscular, mas dieta e treino são o essencial para esse processo

Fonte: Júlia Fasolo e Bom Corpo.

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