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Como fazer agachamento livre

Assista as nossas dicas fitness em como fazer os exercícios na academia de forma correta. O Consultor em atividade física e Personal Trainer, Toni Rodrigues, ensina nossos apresentadores Gui Rutigliano e Alê Figueiredo passando dicas práticas do dia-a-dia, a nossa preocupação é passar o conceito básico dos movimentos.
O exercício demonstrado essa semana é o agachamento livre. Tire todas as suas dúvidas em nosso vídeo.

Como fazer o exercício:

1 – Comece com um peso leve. A coisa mais importante com o agachamento é fazer de forma correta, para que você não tente fazer com os pesos até que você possa fazer perfeitamente com o peso do corpo. Comece com um peso leve – talvez use apenas a barra – e aumente lentamente o peso quando sua técnica de agachamento e sua força muscular melhorarem.

2 – Posicione a barra corretamente. Arrume a barra para que ela fique levemente abaixo do nível do ombro. Posicione a barra de forma que ela fique baixa o suficiente para permitir que você se agache completamente com a barra nos ombros. Quando estiver pronta, passe por baixo da barra e pegue-a largamente com as palmas da mão para fora. Descanse-a na parte superior das suas costas (não no pescoço). Se for desconfortável, tente usar uma almofada para a barra.

3 – Posicione seus pés levemente mais largos do que a largura dos ombros, com os dedos apontados levemente para fora. Dobre o quadril e empurre o bumbum para trás até que os músculos posteriores da coxa estejam paralelos ao chão. Mantenha o peito para cima, seus ombros para trás e seus olhos para frente.

Lembre-se de manter as costas retas – isso é importante principalmente ao fazer agachamentos com pesos pesados. Empurre o agachamento com o calcanhar e não deixe seus joelhos se direcionarem para o centro. Se isso acontecer, você deve diminuir o peso.

Fonte: Bom Corpo.

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