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O que você precisa saber sobre Whey Protein

O dentista fitness Daniel Machado (@drdanimachado) é nosso colunista e nos conta um pouco sobre os suplementos Whey Protein.

Quem nunca ouviu falar em Whey Protein, a queridinha das academias e de quem busca ganho de massa magra? Inicialmente é preciso deixar claro: nenhum suplemento funciona sem uso orientado, alimentação adequada e exercícios físicos.

Todo suplemento usado em demasia e sem orientação de médico ou nutricionista pode engordar e fazer mal, sobrecarregando rins e fígado. Desta forma, é preciso aliar o consumo de Whey Protein com uma dieta balanceada, rica em proteínas e antioxidantes e um programa de exercícios com o objetivo certo para cada intenção. Um médico pode avaliar as suas condições gerais e o seu metabolismo. Um nutricionista pode preparar a dieta adequada ao seu objetivo. E um preparador físico poderá montar um programa de exercícios de acordo com as suas condições físicas e suas metas também. Lembre-se que antes de iniciar uma suplementação, consultar um médico é fundamental, principalmente se você possui algum problema pré-existente, como diabetes, por exemplo.

Muitas vezes tudo o que você precisa é de uma alimentação balanceada. Individualização é fundamental! Proteínas são os macronutrientes responsáveis por construir e reconstruir todos os tecidos do corpo.

Tenha uma alimentação balanceada

Tenha uma alimentação balanceada

O que é Whey Protein

A Whey Protein é uma das proteínas do leite, a outra é a caseína. Uma vez que o soro do leite foi extraído e isolado, a Whey Protein é filtrada para remover gorduras e carboidratos. Que ainda pode passar por mais processos de filtragem, o que vai deixando o soro do leite cada vez mais puro e livre de carboidratos e gorduras.

Os tipos de Whey Protein

Existem basicamente 3 tipos de Whey Protein. Cada um deles reflete um grau diferente de filtragem e processamento do soro do leite, são elas:
Whey Protein Concentrada
Obtida através de um processo de filtragem leve, conhecido como Micro e Ultrafiltração, criando um suplemento que é 70 a 80% proteína e o restante são carboidratos e gordura. Esse processo ainda mantém a maioria das Frações Peptídicas Benéficas da Whey Protein, que são pequenas partículas de proteínas que executam diversas funções no nosso organismo. Por exemplo, funções antioxidantes e melhora da imunidade.

Whey Protein Isolada

Possui uma maior quantidade de proteínas em relação a Whey Protein Concentrada. Ela é produzida com um maior tempo de filtragem e mais dois outros tipos de processamento, a Microfiltragem Cross-Flow e/ou através de Troca Iônica. Esses processos basicamente fazem uma maior quantidade de Whey Protein por grama, ou seja, em 1 kg de Whey Protein Isolada existe mais proteína do que na mesma quantidade de Whey Protein Concentrada. Por causa dos dois processos adicionais, muitas vezes a Whey Protein isolada chega a até 95% de proteína. Por isso é uma ótima opção para dietas de emagrecimento e definição muscular, devido o baixo teor de Carboidratos e Gordura.

Whey Protein Hidrolisada

É a proteína do soro do leite mais bem filtrada e altamente processada entre todas as outras. E por isso também tem, muitas vezes, preços elevadíssimos. Ela é produzida através de um processo de alta tecnologia chamado Hidrólise, que quebra as cadeias protéicas (da Whey) em fragmentos menores de peptídeos. Ou seja, a hidrólise praticamente pré-digere a Whey Protein o que a torna mais fácil de ser utilizada pelo organismo.

Muitos fabricantes utilizam dois, ou até mesmo os três tipos de Whey Protein em um mesmo suplemento a fim de aproveitar os benefícios de cada uma delas. Por isso sempre verifique o rótulo do suplemento de Whey Protein que você está comprando.

Conheça os tipos de Whey Protein

Agora você já conhece os tipos de Whey Protein

Propriedades:

Ajuda a imunidade, pois melhora a disponibilidade de proteínas no organismo, elemento necessário para criar as células que compõe o sistema imune

Permite construção de massa muscular mais rápida do que outros suplementos.

Faz a reposição de aminoácidos essenciais.

Possui absorção rápida.

Possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo.

Suas proteínas são concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato.

Contribui para a manutenção e crescimento muscular.

Sacia a sensação de fome por mais tempo.

Como usar a Whey Protein adequadamente

Por ser absorvida rapidamente, ela aumenta o fluxo de aminoácidos pra dentro dos músculos, durante e imediatamente após os exercícios, estimulando assim a síntese de proteína e consequentemente aumentando a massa muscular.

Whey Protein – Sugestão de uso

Deve ser individualizado. Eventualmente há indicação de uso pré-treino, em refeições após jejum prolongado como café da manhã e principalmente no pós-treino.
Pós-treino – tome imediatamente após o treino. Isso vai fazer com que seu corpo saia do estado catabólico (devido o treino pesado e consequentemente a liberação de Cortisol), aumente a síntese de proteína e inicie o processo de recuperação muscular imediatamente após o exercício físico.

Você pode tomar o suplemento com leite ou com água. Para uma absorção mais rápida, é melhor com água, pois melhora a digestão, já que o estômago não perde tempo e nem energia digerindo os outros componentes do leite, como gorduras e carboidratos. Porém, o leite também possui proteínas, estas de absorção mais lenta.

Fonte: Daniel Machado e Bom Corpo.

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