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Conheça o arroz com a metade das calorias

Sabe-se que 90% das regiões mundiais consumam arroz, mas ultimamente o alimento, que é um carboidrato, é considerado um dos vilões da dieta. Uma xícara de arroz cozido (puro, sem contar outros ingredientes que possam ser usados em seu preparo) tem 200 calorias. A maior parte delas vem do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e, se consumido em excesso, armazenado como gordura. E se houvesse uma forma de tornar o arroz mais saudável e menos calórico?

Cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka descobriram uma maneira de preparar o arroz que pode reduzir suas calorias em 50%. Aprenda agora: você ferve água e cozinha o arroz. Antes de adicionar o arroz à água, os pesquisadores colocam óleo de coco no líquido (a quantidade de óleo de coco usada precisa ser de 3% o peso do arroz a ser preparado). Depois de pronto, os pesquisadores deixam o arroz na geladeira por 12h antes de requentá-lo para ser servido.

O óleo de coco ajuda a reduzir as calorias do arroz em 50%

Óleo de coco ajuda a reduzir as calorias do arroz em 50%

Como esse preparo pode reduzir as calorias?

Em alimentos como milho, arroz e batata existem tipos diferentes de amido. Alguns são digeridos pelo corpo, se transformam em glicose e, possivelmente, em gordura. Outros são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. Ou seja, você acaba armazenando menos gordura.

Pesquisas apontam que o modo de preparo de um alimento pode alterar a forma do amido, transformando uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. É exatamente isso que o método de preparação do arroz propõe.

Isso acontece em outros alimentos também. A batata se torna de mais fácil digestão quando é cozida ou transformada em purê e logo será transformada em gordura mais facilmente. Outras pesquisas revelaram que resfriar um vegetal logo após seu cozimento pode tornar seu amido de difícil absorção, como no caso das ervilhas.

O arroz, ao receber um lipídio, o óleo de coco, antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo, passa por algumas mudanças químicas, que mudam a sua composição para o melhor (para a sua saúde). Usando esse método, cientistas foram capazes de reduzir as calorias do arroz menos saudável em 12% e do mais saudável, em 50%. Mesmo com uma redução menos expressiva, como o do primeiro caso, cientistas estão otimistas e acreditam que podem transformar a dieta, principalmente de países asiáticos, com esse hábito mais saudável. Esses métodos podem se estender a outros carboidratos além do arroz – já imaginou um pãozinho que tenha menos 50% de calorias?

As calorias do arroz vêm do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar

As calorias do arroz vêm do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar

Fonte: O Globo com adaptação Bom Corpo.

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