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Whey Protein além do aumento da massa magra

A nutricionista e nossa colunista Mari Póvoas nos contou sobre o suplemento Whey Protein de uma maneira um pouco diferente, pois muitas pessoas sabem que existe, mas tem apenas a referência de que serve para ganhar massa muscular sem saber direito o que é, da onde vem e principalmente os outros benefícios que o seu consumo pode trazer!

Mari acha legal quebrar alguns mitos, pois muitos ingerem sem necessidade, enquanto outros, mesmo precisando de um aporte proteico, deixam de se beneficiar com o uso, pois não tem conhecimento real do que é este suplemento!

Nem todas as proteínas são iguais, existem várias formas diferentes e umas são melhores do que outras. Entre as melhores, podemos citar uma proteína muito popular, especialmente entre os praticantes de atividades físicas,  o “Whey Protein”.

O Whey Protein é a proteína do soro do leite obtida no processo de fabricação do queijo. Possui um valor biológico alto e o perfil de aminoácidos de sua composição é muito parecido com o da nossa musculatura esquelética. Hoje em dia, o Whey Protein é, talvez, o suplemento mais conhecido no mundo e é amplamente utilizado por quem busca ganho de massa muscular.

Devido à alta digestibilidade e rápida absorção, é considerada uma proteína anabólica, pois é a que mais aumenta a síntese proteica. Entretanto, o Whey é muito mais do que proteína. Nele podemos encontrar também outros nutrientes, alguns deles com poderosos  efeitos biológicos. O Whey também já demonstrou benefícios relacionados à depressão, pressão arterial, níveis de açúcar sanguíneo e até mesmo a ajuda a tratar sintomas do vírus HIV e câncer.

O QUE É WHEY PROTEIN?

Como disse anteriormente, o Whey é obtido através da fabricação do queijo. Durante o processo, a parte mais gordurosa do leite coagula e se separa da parte líquida, essa é o Whey, que antigamente era descartada pelos produtores de queijo, até descobrirem que havia um valor comercial e poderia gerar lucro. Após separada, esta parte líquida passa por inúmeros processos até virar o que chamamos de Whey Protein, um pó que pode ser adicionado a shakes, barras de proteína e substitutos de refeição.

Por não apresentar um sabor muito agradável quando puro,  geralmente o Whey é aromatizado com diferentes sabores, o que os torna muito saborosos, podendo ser usados em diferentes receitas como bolos, tortas, biscoitos, etc. Por outro lado, é importante ler o rótulo da embalagem antes de comprar, pois muitas marcas adicionam ingredientes não saudáveis, como  açúcar refinado.

O consumo de Whey, permite com que  a ingestão de proteínas tenha um aumento de 25 a 50g por dia, fator muito importante para fisiculturistas, que precisam de um aporte protéico muito alto, ou simplesmente pessoas com baixo consumo de proteína ou até aos que visam a perda de peso.

É importante ressaltar que o Whey é geralmente bem tolerado, entretanto existem pessoas alérgicas a ele e também, aos intolerantes a lactose, é preciso tomar um certo cuidado no consumo.

QUAL O PAPEL DAS PROTEÍNAS NO NOSSO ORGANISMO E PORQUE É TÃO IMPORTANTE INGERI-LAS?

As proteínas são como os tijolos de uma construção, em nosso organismo. Elas fazem parte da composição de praticamente todas as estruturas do nosso corpo e isso inclui desde músculos, tendões, órgãos e pele, até enzimas, hormônios, neurotransmissores e inúmeras outras moléculas.

A menor parte da proteína, são os chamados aminoácidos. Alguns deles podem ser sintetizados pelo nosso organismo, são os aminoácidos não essenciais. Já outros, devem ser obtidos através da dieta, são os aminoácidos essenciais. Quanto maior a quantidade de aminoácidos essenciais presentes em uma proteína, maior a sua qualidade, e isso acontece com o  whey. Ele é riquíssimo em aminoácidos essenciais.

Mari Póvoas treina CrossFit e exibe seu corpo em forma

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TIPOS DE WHEY PROTEIN

– Whey Protein Concentrado: Possui cerca de 70 – 80% de proteína. Contém lactose e gordura. Tem o melhor sabor.

-Whey Protein Isolado: Forma mais concentrada com cerca de 90% ou mais de proteína. Contém menos lactose e gordura do que o Whey concentrado e também perde em  valor biológico, ou seja, tem menos nutrientes.

– Whey Protein Hidrolisado: Já é pré digerido, por isso tem absorção um pouco mais rápida e também é o que causa maior pico de insulina, cerca de 30% melhor que o whey isolado.

Na hora de escolher, a melhor opção é o whey concentrado, pois além de ter mais benefícios nutricionais quando comparado com os outros tipos, pois preserva as características mais próximas do whey protein natural, ainda possui o melhor sabor e é o mais barato.

Já para os que tem intolerâncias ou que buscam priorizar apenas o aumento do consumo de proteínas e diminuir o de gordura e carboidrato, as duas outras opções (isolado ou hidrolizado) são melhores.

EFEITOS DO USO DE WHEY PROTEIN NO GANHO DE MASSA MAGRA

O uso mais conhecido e estudado, em relação ao whey protein, é o seu efeito sobre o crescimento da massa magra, força e consequente melhora na performance. Esse benefício é muito procurado por fisiculturistas, modelos fitness, atletas em geral, assim como pessoas que buscam um melhor desempenho em seus treinos.

Muito se falava que, para alcançar seus benefícios, o momento ideal para o consumo do whey protein era logo após o treino. Outros diziam que antes, ou até durante o treino também eram bons momentos para sua ingestão, mas hoje em dia, muitos estudos apontam que, mesmo a síntese protéica sendo maximizada no período pós treino, o que realmente importa é a ingestão protéica total durante o dia.

É importante dizer que, se mesmo com a suplementação com whey protein, a sua ingestão protéica total continua sendo menor do que deveria, os resultados não serão satisfatórios. Outra coisa, para os que já possuem uma dieta com quantidade adequada de proteínas, provenientes de fontes como ovos, carne de peixe, frango e bovina, por exemplo, os resultados provavelmente também serão mínimos.

Os resultados apresentados pelo consumo de Whey Protein, podem variar de indivíduo para indivíduo, tendo em vista que outros fatores contribuem para isso, tais como a genética, tipo e qualidade do treino, alimentação no geral, etc.

Além de auxiliar no ganho de massa magra, o Whey Protein pode trazer outros benefícios à nossa saúde. Entre eles podemos citar:

– Ação antioxidante;

– Auxilia na manutenção do sistema imunológico;

– É rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina e melatonina, que tem influência no humor e no sono, respectivamente;

– Quando hidrolisado, serve como fonte de cálcio para pessoas com intolerância à lactose, pois é hipoalergênico;

– Fornece mais aminoácidos essenciais, sem adição de colesterol e gordura, se comparado à outras fontes de proteína;

– Parece ter papel na sensação de saciedade e na redução de gordura corporal, pois tem ação sobre hormônios responsáveis pelo depósito de gordura e também pelo alto teor de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada).

Existindo a necessidade ou não de suplementação de proteína, muitas pessoas escolhem o whey como uma das fontes deste nutriente para fazer parte da dieta, também pela sua praticidade e versatilidade, além dos muitos benefícios nutricionais presentes neste alimento. Ele é uma maneira excepcional de adicionar mais proteína à dieta, especialmente para fisiculturistas, praticantes de atividades físicas, e quando se trata de emagrecimento, a proteína é aliada importantíssima da dieta, sendo o whey protein uma das melhores fontes que quem busca a perda de peso pode escolher.

É interessante ressaltar a importância de fazer uma avaliação nutricional, a fim de descobrir qual a quantidade ideal de ingestão de proteína diária, assim como da elaboração de um plano alimentar personalizado, que supra as necessidades diárias também de outros nutrientes envolvidos na busca por melhores resultados, independente de quais sejam eles.

Fonte: Mari Póvoas e Bom Corpo.

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